Vida e Saúde

Maçã, chá preto e feijão: alimentos que ajudam a recuperar disposição após noite mal dormida

Veja opções que contribuem para o aumento do bem-estar e da energia no dia seguinte

Agência O Globo - 15/12/2025
Maçã, chá preto e feijão: alimentos que ajudam a recuperar disposição após noite mal dormida
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Você já acordou cansado após uma noite mal dormida? O sono é fundamental para recarregar as energias, e sua ausência pode comprometer o desempenho físico e emocional ao longo do dia. Felizmente, alguns alimentos podem ajudar a amenizar os efeitos do cansaço, promovendo mais disposição e melhorando o humor.

O déficit de sono afeta diretamente o estado emocional, aumentando o risco de irritabilidade, ansiedade e até sintomas de depressão. Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, confirmou que a privação do sono provoca alterações emocionais significativas.

Frutas

A banana é rica em triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina — conhecida como o hormônio da felicidade. Esse neurotransmissor é fundamental para o bem-estar e também contribui para regular o sono.

O kiwi é outra fruta que auxilia na manutenção da disposição durante o dia e favorece um sono mais reparador à noite, graças à sua concentração de serotonina.

Frutas vermelhas, maçã e abacate também contêm compostos bioativos que favorecem um sono profundo e de qualidade.

Ovos

Além de serem fonte de triptofano, os ovos oferecem vitaminas, proteínas, gorduras saudáveis e diversos nutrientes essenciais, colaborando para o aumento da energia corporal.

Alimentos ricos em fibras

Fibras presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais auxiliam no bom funcionamento do trato gastrointestinal, promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Como a maior parte da serotonina é produzida no intestino, manter o sistema digestivo saudável é fundamental para regular o sono e o humor.

Leguminosas

Ervilha, feijão e soja são exemplos de leguminosas ricas em triptofano, que estimulam a produção de serotonina e contribuem para noites de sono mais tranquilas e restauradoras.

Água

Após dormir pouco, é comum sentir dores de cabeça devido ao estresse cerebral. O sono adequado elimina toxinas do cérebro, mas, caso isso não ocorra, manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo e a produção de hormônios como a serotonina.

Alimentos e bebidas estimulantes

Café, chá preto, chá verde, chá mate, guaraná e chocolate são bebidas e alimentos que contêm cafeína e podem aumentar a disposição após uma noite mal dormida. No entanto, o consumo desses estimulantes deve ser feito com cautela: evite-os à noite, pois podem prejudicar o sono seguinte. Especialistas recomendam que produtos com cafeína sejam ingeridos até oito horas antes de dormir, pois o metabolismo de cada pessoa elimina a substância em ritmos diferentes.