Vida e Saúde

O que é a síndrome vasovagal? Condição leva Oscar, do São Paulo, a encerrar carreira

Distúrbio circulatório pode provocar sintomas confundidos com epilepsia, labirintite, hipoglicemia e síndrome do pânico

Agência O Globo - 13/12/2025
O que é a síndrome vasovagal? Condição leva Oscar, do São Paulo, a encerrar carreira
O meia Oscar, do São Paulo - Foto: Reprodução / Instagram

O meia Oscar, do São Paulo, anunciou o fim da carreira no futebol profissional após um episódio de mal súbito durante exames de pré-temporada no CT da Barra Funda, no último mês. O jogador precisou ser levado de ambulância ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde ficou internado na UTI e recebeu o diagnóstico de síncope vasovagal — um desmaio causado por queda súbita da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O que acontece com o corpo e o cérebro:

A decisão de Oscar foi confirmada por portais como CBN e GE, que informaram que o atleta já comunicou a família e o clube sobre sua aposentadoria e não fará parte do elenco na próxima temporada.

O que é a síndrome vasovagal?

A síndrome vasovagal é um distúrbio circulatório que ocorre quando o controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos pelo sistema nervoso falha. O nome está relacionado ao nervo vago, localizado na região da nuca.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a principal manifestação é o desmaio, provocado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.

Além do desmaio, a síndrome pode causar sintomas confundidos com epilepsia, labirintite, hipoglicemia e até síndrome do pânico. Nem sempre representa uma doença, mas pode ser desencadeada por situações como permanecer de pé por longos períodos, ambientes fechados, jejum ou ansiedade.

Nesses casos, o mais indicado é deitar-se para facilitar a circulação sanguínea, compensando a queda de pressão e reduzindo o mal-estar. Ficar na horizontal também previne quedas em caso de desmaio.

Muitas pessoas apresentam a síndrome ao ver sangue, doar plasma, sentir calor intenso, praticar exercícios extenuantes, ficar desidratadas ou em jejum, ou ainda durante exames e procedimentos médicos.

Os primeiros sinais incluem fraqueza, suor frio, palidez, sensação de calor, náusea, tontura, visão turva, dor de cabeça ou palpitações.

Diferença entre síndrome e síncope vasovagal

Enquanto a síncope refere-se ao desmaio momentâneo, a síndrome é o conjunto de fatores e sintomas associados. Pessoas com a síndrome costumam apresentar desmaios recorrentes em situações cotidianas.

Especialistas recomendam que quem sofre com a síndrome doe sangue deitado para evitar queda de pressão, evite permanecer em pé por longos períodos, especialmente em ambientes quentes e fechados, e mantenha-se bem hidratado.