Variedades

O Maior Encontro do Samba turnê estreia para 65 mil no Maracanã

Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão dão início a projeto histórico no Rio com participação emocionante de Martinho da Vila.

Redação com Assessoria 07/06/2026
O Maior Encontro do Samba turnê estreia para 65 mil no Maracanã
Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão dão início a projeto histórico no Rio com participação emocionante de Martinho da Vila. - Foto: Guto Costa

O templo máximo do futebol brasileiro transformou-se, na noite deste sábado, 6 de junho, no maior terreiro de samba que o país já testemunhou. Diante de um público impressionante de 65 mil pessoas que lotou o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, os cantores Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão deram o pontapé inicial na aguardada O Maior Encontro do Samba turnê. O espetáculo, realizado pela produtora 30e com apresentação do Itaú Live, celebra a longevidade, o afeto e a histórica contribuição do trio para a formação da identidade cultural do país.

Desde os acordes iniciais de "Mutirão de Amor", a plateia carioca entregou-se a um coro uníssono que durou mais de duas horas. No palco, a cumplicidade e o bom humor deram o tom da apresentação. Vestida com um figurino que homenageava a eterna Dona Ivone Lara, Alcione ocupou o centro do cenário com sua imponência característica para cantar hinos como "A Loba" e "Sufoco" — esta última a faixa favorita de Zeca Pagodinho, que assistia à performance visivelmente emocionado. Jorge Aragão conduziu clássicos irretocáveis como "Eu e Você Sempre", transformando a arena em uma imensa roda de quintal.

Homenagens aos guardiões do gênero e surpresa de Martinho da Vila

A direção musical de Pretinho da Serrinha e a direção artística de Leninha Brandão souberam exaltar as raízes do gênero. O cenário apostou na beleza da simplicidade, exibindo pinturas que remetiam a quintais suburbanos e fotografias de Zeca (67 anos), Alcione (78 anos) e Aragão (77 anos) no auge da juventude. A abertura dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de Arlindinho, que fez um tributo emocionante ao pai, Arlindo Cruz. Outro momento tocante ocorreu durante a execução de "Lama nas Ruas", quando os telões homenagearam o saudoso sambista Almir Guineto.

O grande ápice da noite, contudo, foi a entrada do convidado especial Martinho da Vila. Esbanjando carisma, o veterano desfilou uma sequência de sucessos arrebatadores, incluindo "Canta Canta, Minha Gente", "Disritmia", "Ex-Amor" e "Mulheres". Ao final de sua participação, em um gesto que sintetizou o clima descontraído do show, Martinho simplesmente puxou uma cadeira e sentou-se ao lado dos amigos, transformando o trio em um quarteto improvisado sob os aplausos calorosos do público.

O ato final do show lavou a alma dos foliões com uma sequência imbatível que uniu "Não Deixe o Samba Morrer", "Camarão Que Dorme a Onda Leva" e "Vou Festejar", consolidando a noite como um marco histórico para a música popular brasileira.

Próximas datas da turnê nacional

Após a histórica estreia em solo fluminense, o projeto pegará a estrada para passar por mais seis capitais brasileiras nos próximos meses. Os ingressos para as próximas paradas já estão disponíveis nos canais oficiais:

  • São Paulo (Nubank Parque): 20, 21 e 31 de outubro (com Martinho da Vila).
  • Brasília (Arena BRB Mané Garrincha): 19 de setembro (com Seu Jorge).
  • Curitiba (Arena da Baixada): 7 de novembro (com Alexandre Pires e Martinho da Vila).
  • Porto Alegre (Estádio Beira-Rio): 14 de novembro (com Péricles).
  • Belo Horizonte (Estádio Mineirão): 28 de novembro (com Gilberto Gil).
  • Salvador (Casa de Apostas Arena Fonte Nova): 19 de dezembro (com Martinho da Vila).