Variedades

Djavan faz participação especial em novela da Globo

Cantor retorna às novelas após 50 anos e integra núcleo musical de Êta Mundo Melhor!, ao lado de Jeniffer Nascimento e Sérgio Malheiros.

24/02/2026
Djavan faz participação especial em novela da Globo
Djavan - Foto: Mar+Vin

Djavan retorna às novelas após mais de cinco décadas, marcando presença especial nos capítulos finais de Êta Mundo Melhor!. O cantor interpreta a si mesmo e se junta ao núcleo da rádio da trama, contracenando com Jeniffer Nascimento e Sérgio Malheiros.

A última participação do artista em uma novela foi em Corrida do Ouro, exibida em 1974, quando cantou "Maracatu Atômico" ao lado da atriz Sandra Bréa.

Um convite que nasceu de um sonho

No enredo, Lourival (Sérgio Malheiros) convida Djavan para gravar uma música com Dita, personagem de Jeniffer Nascimento, para o novo disco da cantora. Fora da ficção, no entanto, o convite partiu da própria Jeniffer.

A atriz revelou que, nos bastidores, diziam que a participação de Djavan seria "quase impossível". Mesmo assim, ela decidiu tentar após sonhar que o cantor aceitava o convite. "Eu tenho uma relação muito forte com sonhos. Pensei: o 'não' eu já tenho. Vou tentar", contou ao Gshow. O "sim" de Djavan tornou o sonho realidade para a atriz.

Representatividade na trama

Na novela, Dita é uma cantora negra que enfrenta preconceito na rádio, muitas vezes tendo apenas sua voz exibida, sem aparecer publicamente. Para Jeniffer, a presença de Djavan carrega um simbolismo importante.

Segundo a atriz, Djavan é referência no protagonismo negro na música brasileira, consolidando sua importância ao longo de cinco décadas de carreira. Isso tornou o convite ainda mais significativo para o desfecho da personagem.

Reta final intensa

Antes do dueto com Djavan, Dita encara momentos difíceis na história. Após sair da prisão, ela se abala ao descobrir que Candinho (Sergio Guizé) prometeu se casar com Zulma (Heloisa Périssé) para retirar uma queixa na polícia. Revoltada, a cantora protagoniza uma cena de confronto ao rasgar o vestido de noiva da rival.

A novela se aproxima do fim, com encerramento previsto para 13 de março, marcando a despedida da trama após mais de 200 capítulos.