Variedades
Lula liga para Wagner Moura para parabenizá-lo pelo Globo de Ouro
Presidente e primeira-dama celebram conquistas de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho e anunciam apoio ao cinema nacional
O presidente Lula e a primeira-dama Janja parabenizaram, por telefone, Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho pelas vitórias no Globo de Ouro, realizado no último domingo (11).
O filme O Agente Secreto, estrelado por Moura, conquistou a categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, enquanto o ator brasileiro foi premiado como Melhor Ator em Filme de Drama.
Em vídeo publicado no Instagram, Lula descreveu a ligação como um "reconhecimento da grandeza do cinema brasileiro". O presidente destacou a importância da dupla e anunciou que, em breve, será apresentada uma medida para valorizar filmes nacionais nas redes públicas: "São centenas de filmes que vamos passar para o povo brasileiro ter o direito de conhecer o que é o cinema brasileiro".
Lula também reforçou o papel das manifestações artísticas nacionais e afirmou que o Brasil não deve se "apequenar diante de ninguém".
Em resposta, Wagner Moura ressaltou: "Nós temos dito isso em todos os lugares que vamos, sobre como a cultura e democracia andam juntas. Desde que a democracia voltou ao Brasil, passamos a ter outra vez nossa produção cinematográfica, cultural, teatral".
O presidente acrescentou: "A cultura é, efetivamente, uma das coisas mais sagradas na construção na personalidade de um país", antes de comentar sobre a presença do cinema brasileiro na corrida ao Oscar.
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho enaltecem o Brasil no Globo de Ouro
Após a vitória de O Agente Secreto, o diretor Kleber Mendonça Filho fez um discurso agradecendo a conquista e dedicou o prêmio aos jovens cineastas: "Esse é um momento muito importante na história para fazer cinema, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas, continuem fazendo filmes".
Wagner Moura também destacou a relevância do filme. Em inglês, declarou: "O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou falta de memória, e trauma geracional. Eu acredito que se um trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Esse prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis."
Em português, completou: "A todo mundo do Brasil assistindo a isso agora... Viva o Brasil! Viva a Cultura brasileira!"
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026