Variedades
Editora Reformatório tem sede alagada após temporal e pede ajuda
Chuva forte danifica sede da editora, destrói parte do estoque e equipamentos; campanha online busca apoio
O editor Marcelo Nocelli, sócio da Editora Reformatório, utilizou suas redes sociais para atualizar clientes e amigos sobre os prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade de São Paulo no final da tarde e durante a noite desta terça-feira, 13.
Segundo Nocelli, o vento forte arrancou parte do telhado da sede da editora, localizada na Vila Guilherme, e, ao chegar ao local acompanhado da esposa, Pérsia, encontrou o imóvel completamente alagado.
"Perdemos dois computadores, documentos, muitos itens e uma parte significativa do nosso estoque de livros", relatou o editor. Ele estima que cerca de 30% do acervo físico da Reformatório foi perdido.
Entre as perdas mais preocupantes estão os dois computadores, essenciais para o trabalho de edição. "Muita coisa ainda não tinha sido salva na nuvem. O que estava ali vai me fazer falta, terei que retrabalhar algumas edições", afirmou Nocelli ao Estadão.
Em relato emocionado, Nocelli disse ainda não saber como proceder diante dos danos, mas afirmou que pretende reimprimir os títulos perdidos ao longo do ano. "Quem me conhece sabe que essa editora é a minha vida", declarou.
Ele pediu desculpas a autores, editores e clientes, informando que alguns processos podem sofrer atrasos. O celular da editora também foi perdido, o que pode atrasar o retorno de mensagens por parte de Marcelo e dos funcionários.
No catálogo da Reformatório estão nomes como Marcela Fassy (Abafada), Ivani Cardoso (Verdades Inventadas), Luiz Gustavo Medeiros (A União das Coreias) e Marana Borges (Dentro de Tudo, A Noite).
A editora mantém uma campanha aberta no Benfeitoria.com/casareformatorio, mas os dias de arrecadação estão se encerrando. "É uma possibilidade de tentar amenizar e ajudar. Além disso, comprar nossos livros na loja virtual também é uma forma de colaborar", reforçou o editor.
O prejuízo ocorre em um momento de expectativa para a equipe, que se preparava para a mudança da sede para um novo endereço, no início de fevereiro.
Na nova Casa Reformatório, em Perdizes, o objetivo é abrigar não apenas Marcelo e Pérsia Nocelli, mas também a editora, um espaço cultural e uma pequena livraria de rua dedicada exclusivamente a editoras independentes parceiras. O local também deve receber autores, leitores e parceiros de outras cidades para estadas curtas, consultorias, oficinas e acompanhamento de projetos editoriais.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026