Variedades

Reportagem da TV Aparecida mostra o turismo e as riquezas da Ilha do Combú

Arquivo A visitou o refúgio amazônico, próximo a Belém (PA)

Vera Jardim 14/01/2026
Reportagem da TV Aparecida mostra o turismo e as riquezas da Ilha do Combú
- Foto: Reprodução TV Aparecida

Nesta quinta-feira (15/1), às 21h, o Arquivo A apresenta uma reportagem sobre a Ilha de Combú, um refúgio amazônico próximo a Belém (PA). O lugar, que só é possível chegar de barco, é conhecido pelas comunidades ribeirinhas, culinária paraense, belezas naturais e pela economia solidária, na produção de cacau e açaí.
 
A reportagem da TV Aparecida, conduzida por Camila Morais, começa explorando o turismo local, focado na sustentabilidade e experiência. A equipe embarcou em uma lancha pelo Rio Guamá, rumo à comunidade do Boa Vista do Acará, cerca de 30 minutos de Belém. Também entende os impactos do turismo de grandes empresas externas que têm chegado às comunidades, influenciando a vida dos moradores.

A produção ainda mostra histórias de pessoas que dedicam a vida ao Combú, como o Seu Ladi, de 83 anos. Ele mora na ilha a vida inteira e é responsável por guiar os turistas pelas curiosidades da floresta. E nesse passeio, puderam ainda conhecer a famosa Sumaúma, uma árvore gigantesca da Amazônia, conhecida como a Rainha da Floresta. São quase 50 metros de exuberância, raízes extensas e copa larga, que sinalizam uma proteção para quem precisa de abrigo na floresta.

Em seguida, a reportagem visita uma produção de cacau. A Ilha do Combú é reconhecida pela fabricação artesanal de chocolate amazônico, feito a partir do fruto nativo cultivado de forma sustentável. A atividade é um exemplo de economia solidária, que gera renda e preserva saberes tradicionais. Também conhece receitas típicas paraenses na Ilha do Murutucum, como o açaí, transformado em um delicioso creme, sem açúcar, que se come puro, com peixes ou farinha de tapioca.

O programa finaliza apresentando o preparo para o banho de cheiro amazônico. E mostra o artesanato do povo indígena e ribeirinho, empreendimento que traz os saberes sobre a biodiversidade da floresta e a força do social e do coletivo, além de sustentar as famílias locais.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h