Variedades

Novos drones russos Geran-5 lançados do ar ampliam desafios para Ucrânia

Revista americana aponta que produção em massa do Geran-5 pode dificultar resposta rápida das forças ucranianas

13/01/2026
Novos drones russos Geran-5 lançados do ar ampliam desafios para Ucrânia
Drones Geran-5 lançados do ar aumentam desafios para as defesas ucranianas no conflito. - Foto: © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

Segundo a revista americana The War Zone (TWZ), a introdução dos drones russos Geran-5, caso sejam produzidos em larga escala, representa um novo desafio para as Forças Armadas da Ucrânia. O avanço pode dificultar a adaptação das tropas ucranianas diante das mudanças nas táticas russas de emprego de drones de ataque.

A publicação destaca que os drones do tipo Geran, antes conhecidos como kamikazes descartáveis, estão sendo gradualmente convertidos em munições vagantes, agora equipadas com capacidade de gravação de vídeo.

A revista militar observa ainda que o lançamento do Geran-5 a partir de uma aeronave de ataque Su-25, próximo à linha de frente, permitirá que o drone, controlado por forças terrestres, permaneça no ar por períodos prolongados. Dessa forma, além de realizar ataques com projéteis, o equipamento poderá executar missões de reconhecimento do terreno.

Recentemente, o major-general James Bartholomees, comandante da 25ª Divisão de Infantaria do Havaí, reconheceu que os Estados Unidos também necessitam de drones semelhantes aos Geran russos. Segundo o oficial, tais equipamentos poderão desempenhar papel relevante em futuras operações militares na região da Ásia-Pacífico.

Ao destacar as vantagens do Geran, Bartholomees ressaltou o baixo custo e a simplicidade de produção e montagem do drone. Para ele, essas características proporcionam "exatamente o tipo de capacidades que gostaríamos de ver em nossos aliados e parceiros na região".

Por Sputnik Brasil