Variedades
Próximo filme com Tânia Maria, de 'O Agente Secreto', terá estreia no Festival de Roterdã
Yellow Cake, dirigido por Tiago Melo e estrelado por Rejane Faria e Tânia Maria, será exibido na mostra competitiva do IFFR, na Holanda.
Tânia Maria, atriz elogiada pelo papel de Dona Sebastiana em O Agente Secreto, integra o elenco de Yellow Cake, novo filme do diretor Tiago Melo que fará sua estreia mundial no Festival de Roterdã (IFFR), na Holanda.
A produção será exibida na principal mostra competitiva do evento, que concede ao vencedor o Tiger Award, disputando com outras 11 obras. O festival ocorre entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro.
Em 2018, Tiago Melo recebeu o prêmio Bright Future, voltado a diretores estreantes, por Azougue Nazaré. O cineasta pernambucano é reconhecido principalmente pelo trabalho como produtor em títulos como Aquarius e Bacurau, ambos de Kleber Mendonça Filho, além de Boi Neon, de Gabriel Mascaro.
Estrelado por Rejane Faria, Yellow Cake se passa em Picuí, no interior da Paraíba. Na região, famosa pelas "terras raras", um grupo de cientistas busca erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, utilizando urânio. A protagonista Rúbia Ribeiro (Rejane), física nuclear, participa do experimento secreto que dá nome ao longa.
A trama mistura ficção científica e drama, abordando temas como exploração de recursos naturais, dilemas éticos da ciência e desigualdade social.
Além de Rejane Faria e Tânia Maria, o elenco conta com Valmir do Côco, Spencer Callahan, Wolfgang Pannek, Alli Willow, Rosa Malagueta, Galeguinho, Zé Matias e Severino Dadá.
Quem é Tânia Maria?
Aos 78 anos, Tânia Maria é considerada uma atriz iniciante. Ela iniciou sua carreira artística aos 72 anos, ao participar de Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho. Na ocasião, chamou a atenção do diretor, passou por preparação de elenco e ganhou destaque no filme.
Agora, ela retorna como coadjuvante, interpretando Dona Sebastiana, que acolhe Marcelo (Moura) ao chegar ao Recife. O roteiro de O Agente Secreto foi escrito com Moura e Tânia em mente.
O The New York Times recentemente destacou a atuação de Tânia no filme. Em matéria intitulada "The Best, Craziest, Scuzziest Film Performances of 2025" (As melhores, mais loucas e mais bizarras performances cinematográficas de 2025, em tradução livre), a brasileira foi reconhecida com o título de "melhor atuação com cigarro".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados