Variedades
Curta brasileiro entra em lista de pré-indicados ao Oscar; conheça 'Amarela'
Filme dirigido por André Hayato Saito destaca a representatividade asiática e pode disputar estatueta em 2024.
O Brasil está bem representado na lista de pré-indicados ao Oscar, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira, 16. Além de O Agente Secreto, pré-indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco, e Apocalipse nos Trópicos, pré-indicado a Melhor Documentário, Amarela reforça a presença do País em uma possível disputa pela estatueta de ouro.
O curta-metragem de André Hayato Saito foi pré-indicado na categoria Melhor Curta-Metragem Live-Action. Em maio, Amarela também foi o único representante da América Latina a concorrer à Palma de Ouro de curta-metragem no Festival de Cannes, embora o prêmio tenha ficado com I'm Glad You're Dead Now, de Tawfeek Barhom.
A trama acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições da família japonesa e torce pela seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1998, contra a França. Durante o filme, Erika enfrenta uma situação de violência.
Em maio, o Estadão divulgou o trailer do curta em primeira mão e entrevistou André Hayato Saito e a atriz Melissa Uehara. O diretor celebrou a importância da representatividade asiática brasileira no cinema: "É muito comum que a gente se sinta desautorizado ou sem espaço para se afirmar brasileiro e se sentir pertencente. Este reconhecimento pode nos tocar em níveis muito profundos", afirmou.
Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, Amarela integra uma trilogia de Saito com a produtora MyMama Entertainment. Os outros títulos são Kokoro to Kokoro - De Coração a Coração (2022) e Vento Dourado (2023).
Atualmente, o diretor trabalha em seu primeiro longa-metragem, Crisântemo Amarelo, que será ambientado no mesmo universo de Amarela e terá a mesma protagonista.
A lista final dos indicados ao Oscar será anunciada em 22 de janeiro. A cerimônia está marcada para 15 de março.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados