Variedades
Obra transdisciplinar revisa conceitos que moldam a compreensão do Eu
Beatriz Breves avança na investigação do paradigma vibracional ao demonstrar que a identidade humana se estrutura em padrões fractais
Psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física, Beatriz Breves reúne em Eu Fractal – conheça-te a ti mesmo, uma formação singular e décadas de estudo sobre o Sentir. Fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS) e autora de diversas obras, neste lançamento a pesquisadora revisita os conceitos tradicionais sobre quem somos e enfoca o paradigma vibracional, que não fragmenta corpo, mente e meio ambiente.
Partindo de uma perspectiva transdisciplinar, Beatriz integra psicanálise, física, biologia, arte e ciência da complexidade para construir uma nova maneira de compreender o Eu - o Eu Fractal. É nesse cruzamento entre diferentes áreas do conhecimento que nasceu a Ciência do Sentir que, agora, ao focar a estrutura do Eu se amplia com contribuições da neurobiologia vegetal e do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Essa combinação coloca a obra no campo da psicofísica contemporânea e oferece uma visão inovadora.
Entre os conceitos centrais apresentados está a Consciência Alfa, entendida como um complexo vibracional em que passado, presente e futuro se encontram no “Instante do Agora”. Ao explicar esse ponto de convergência, a autora mostra como as experiências vivenciadas por uma pessoa ao longo de sua vida formam uma trama entrelaçada, capaz de se reorganizar a cada momento em padrões vibracionais. Essa visão amplia o entendimento tradicional sobre identidade e abre espaço para uma percepção mais sensível e dinâmica do próprio existir.
(...) não se pode definir a identidade de uma pessoa apenas sob um único olhar, pois existem diferentes referências de reconhecimento. Entendo que a identidade biológica, por estar predefinida desde os primórdios da fecundação, se torne a referência social mais pertinente, uma vez que a perda dessas referências pode levar à desorientação. No entanto, afirmar que essa referência se impõe como única é negar a identidade sob o olhar da realidade psíquica. (Eu fractal – conheça-te a ti mesmo, p. 38)
O livro também introduz a Psicomplexidade que inclui a Psicoterapia Complexa, uma nova abordagem terapêutica sustentada por três pilares: o eco empático, a identificação dos padrões que se repetem ao longo da vida e o exercício do pensamento complexo. A partir desses elementos, a autora oferece uma lente ampliada para compreender o próprio funcionamento interno, permitindo que cada um reconheça suas camadas subjetivas de maneira mais integradora. A obra apresenta um inovador diálogo sobre o Sentir com a inteligência artificial Copilot que, inclusive, fez o seu prefácio.
Eu fractal – conheça-te a ti mesmo é um convite à experimentação interior. Com ideias que provocam deslocamentos profundos, Beatriz Breves conduz o leitor a perceber nuances de si que geralmente passam despercebidas no cotidiano. A obra estimula uma abertura para novas percepções, despertando a curiosidade, o senso de presença e a capacidade de expansão. É uma jornada transformadora, voltada a quem deseja renovar o olhar sobre a própria vida e cultivar uma consciência mais viva, lúcida e sensível.
Ficha técnica
Título: Eu fractal – conheça-te a ti mesmo: uma perspectiva do eu no campo da psicofísica contemporânea
Autoria: Beatriz Breves
Editora: Mauad X
ISBN: 978-65-5377-212-0
Formato: 15.5 x 23 cm
Páginas: 136
Preço: R$ 60,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora:
Beatriz Breves é psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física. É presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS). Fez o Mestrado em Psicologia na American Word University (AWU/Iowa/EUA), tendo se formado em Psicologia na Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psycoanalytical Association (SBPRJ/IPA), é também psicoterapeuta analítica de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente. Como servidora pública aposentada do Estado do Rio de Janeiro, foi psicóloga estatutária (concursada) do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ). É autora de outros 9 livros, todos publicados pela Mauad X Editora.

Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado