Variedades
Angelina Jolie revela cicatrizes de mastectomia preventiva para alertar mulheres
Atriz estampa capa da Time França e reforça importância da informação e do acesso à prevenção contra o câncer de mama.
Angelina Jolie expôs suas cicatrizes de mastectomia dupla em um ensaio fotográfico para a primeira edição francesa da revista Time, lançada nesta semana. “Compartilho essas cicatrizes com muitas mulheres que amo. E sempre me emociono quando vejo outras mulheres compartilhando as suas”, declarou a atriz.
Em 2013, Angelina tornou pública, em artigo no New York Times, sua decisão de realizar a mastectomia dupla, seguida de ooforectomia em 2015, devido à predisposição genética ao câncer. Sua mãe faleceu aos 56 anos após diagnóstico da doença.
“Quero dizer a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas é uma decisão da qual estou muito feliz. Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para menos de 5%. Posso dizer aos meus filhos que eles não precisam temer me perder para o câncer de mama”, escreveu Jolie à época.
A atitude de Angelina estimulou outras mulheres a buscarem exames preventivos, fenômeno batizado de Efeito Angelina. Na França, os exames de rastreamento aumentaram 20% após sua revelação. Nos Estados Unidos, o crescimento foi de 64% nas primeiras duas semanas, mantendo alta de 37% seis meses depois.
As fotos para a capa da Time França foram feitas por Nathaniel Goldberg. Jolie afirmou que aceitou o convite por saber que a publicação abordaria temas como saúde da mama, prevenção e conhecimento sobre o câncer.
“As decisões sobre saúde devem ser pessoais, e as mulheres precisam de informações e apoio para tomá-las. O acesso aos exames e aos cuidados não deve depender de recursos financeiros ou do local de residência”, ressaltou a atriz.
Novo filme
Angelina Jolie protagoniza o longa Couture, dirigido por Alice Winocour, com estreia prevista para fevereiro de 2026. No filme, ela interpreta Maxine Walker, uma cineasta americana diagnosticada com câncer de mama.
“Amo este filme porque conta uma história que vai além da jornada de uma pessoa doente: mostra a vida. Essa perspectiva luminosa me tocou e me fez querer interpretar esse papel”, concluiu Jolie.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado