Variedades

Jota Quest inicia celebração de 30 anos com "feat" inédito usando a voz original de Tim Maia em "Acenda o Farol"

Homenagem ao "padrinho" da banda resgata clássico de 1978; clipe imersivo foi gravado no MIS Fortaleza com direção de Batman Zavareze

Redação com agências 13/12/2025
Jota Quest inicia celebração de 30 anos com 'feat' inédito usando a voz original de Tim Maia em 'Acenda o Farol'

Prestes a completar três décadas de estrada, o Jota Quest decidiu celebrar suas raízes com uma homenagem de peso. A banda mineira lançou o single “Acenda o Farol”, uma reverência ao mestre da soul music brasileira e padrinho do grupo, Tim Maia — que, inclusive, foi quem ajudou a batizar a banda nos anos 90.

A novidade traz um elemento emocionante: a nova versão conta com a voz original de Tim Maia, extraída do clássico lançado em 1978 no álbum “Tim Maia Disco Club”. O uso dos fonogramas foi autorizado e aprovado por Carmelo Maia, filho do cantor.

Para o vocalista Rogério Flausino, o lançamento conecta o presente ao início da trajetória do grupo. “Esse projeto em homenagem ao Tim é um sonho artístico antigo da banda e dá início às celebrações dos 30 anos do lançamento do nosso primeiro álbum ‘J.Quest’, de 1996”, explicou. Aquele disco de estreia foi marcado justamente pela influência da black music, funk e disco.

Clipe Imersivo e Futurista

A homenagem visual ficou por conta do renomado artista visual Batman Zavareze. O videoclipe foi gravado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Fortaleza, utilizando uma estética de "museu do futuro".

A produção mistura imagens da banda in loco com registros históricos de Tim Maia, envoltos em luzes, espelhos e elementos gráficos psicodélicos. “Tim Maia e Jota Quest juntos merecem uma experiência contemporânea 360°”, afirmou o diretor, destacando a conexão que possui com a banda desde os tempos de MTV.