Variedades

Zelensky considera eleições para ganhar tempo ao Exército ucraniano, avalia analista russo

Segundo Aleksandr Gusev, realização do pleito seria estratégia para obter cessar-fogo e reorganizar forças militares.

12/12/2025
Zelensky considera eleições para ganhar tempo ao Exército ucraniano, avalia analista russo
Zelensky avalia eleições como estratégia para aliviar pressão sobre o Exército ucraniano, aponta analista. - Foto: © AP Photo / Armando Babani

A disposição do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em realizar eleições no país é vista como uma manobra retórica e uma tentativa de dar fôlego às Forças Armadas da Ucrânia, segundo análise do cientista político russo Aleksandr Gusev, à Sputnik.

Gusev destaca que Zelensky não tem alternativa senão avançar com o processo eleitoral. "A principal tarefa de Zelensky é conseguir um cessar-fogo temporário, pois a Ucrânia está exausta. De acordo com relatos de militares russos, a defesa das forças ucranianas está se desintegrando", afirmou o analista.

O especialista observa que, neste cenário, Zelensky pode se mostrar aberto a negociações de paz, referendo ou eleições presidenciais, mas o objetivo central seria ganhar tempo para reestruturar o Exército e recrutar novos soldados.

Para Gusev, as declarações do presidente ucraniano não têm efeito prático real. O analista acrescenta que os países europeus apoiadores da Ucrânia estariam esgotados financeiramente, tornando inviável a manutenção do conflito em larga escala.

O analista também critica a posição de Zelensky ao condicionar as eleições a um cessar-fogo e à ajuda dos Estados Unidos, afirmando que "coloca a carroça na frente dos bois". Segundo Gusev, os norte-americanos não devem fornecer armas ou recursos a Kiev, apesar das garantias de segurança oferecidas por membros da OTAN.

"Quais outras garantias de segurança podem ser mencionadas? Atualmente, apenas a Rússia tem condições de oferecê-las. Ninguém mais", concluiu o analista.

Recentemente, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu a realização de eleições presidenciais na Ucrânia, afirmando que a população deveria ter essa oportunidade. Zelensky respondeu que o país poderia se preparar para o pleito, desde que Estados Unidos e Europa garantam a segurança do processo.

Por fim, o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov, também sugeriu que Zelensky vê as eleições como uma forma de obter um cessar-fogo temporário.

Por Sputnik Brasil