RJ em Foco

De rainhas de bateria a baianas: flash mob reúne as 12 escolas do Grupo Especial na Praça Mauá para anunciar sambas de 2027

Apresentação com mais de 50 sambistas surpreendeu quem passava pela região central do Rio; álbum oficial será lançado nas plataformas digitais em 29 de outubro

Agência O Globo - 16/10/2026
De rainhas de bateria a baianas: flash mob reúne as 12 escolas do Grupo Especial na Praça Mauá para anunciar sambas de 2027
De rainhas de bateria a baianas: flash mob reúne as 12 escolas do Grupo Especial na Praça Mauá para anunciar sambas de 2027 - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Rainhas de bateria, baianas, passistas, ritmistas e outros representantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio se reuniram na tarde desta quinta-feira na Praça Mauá, no Centro, para anunciar o lançamento do álbum oficial dos sambas-enredo do Carnaval de 2027. A apresentação, em formato de flash mob, mobilizou mais de 50 sambistas e marcou a contagem regressiva para a chegada das músicas às plataformas digitais, prevista para o próximo dia 29 de outubro.

Organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a ação reuniu integrantes de diferentes segmentos das agremiações, entre eles mestres de bateria, intérpretes, casais de mestre-sala e porta-bandeira, integrantes das velhas guardas e das comissões de frente. A apresentação foi planejada para surpreender cariocas e turistas que passavam por um dos principais cartões-postais da cidade.

A coreografia ficou a cargo de Priscilla Mota e Rodrigo Nery, da Viradouro, atual campeã do Grupo Especial. A trilha sonora contou com uma prévia do samba-enredo da escola de Niterói, que abrirá o álbum de 2027, seguindo a tradição de reservar a primeira faixa à campeã do Carnaval anterior.

Thiago Gomide destacou: — Foi uma missão muito especial reunir pessoas de todas as escolas. A ideia foi fazer o encontro da cidade com o Carnaval. Quem ama Carnaval ficará ainda mais curioso para ouvir o samba da sua escola.

O presidente da Liesa, Gabriel David, enfatizou que a apresentação foi uma forma de aumentar a expectativa dos sambistas para a divulgação das músicas que serão levadas à Avenida no próximo ano.

— O lançamento do álbum do Rio Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Por isso, resolvemos preparar esse momento inédito para divulgar a data do lançamento e deixar todo mundo ainda mais ansioso! Todos podem esperar um álbum sensacional — disse.

Gravado em setembro, logo após a definição dos sambas-enredo nas quadras das escolas, o álbum foi produzido em formato ao vivo, com realização da Edimusa e produção musical de Alceu Maia. Segundo a organização, as transmissões dos concursos de samba pela Rio Carnaval TV somaram mais de 3 milhões de visualizações.

A apresentação na Praça Mauá também foi registrada em vídeo, com imagens divulgadas nos canais oficiais do Rio Carnaval nas redes sociais.

Os desfiles do Grupo Especial em 2027 estão marcados para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. Já o Sábado das Campeãs será realizado em 13 de fevereiro.