RJ em Foco

Saiba quem é a ex-secretária Roberta Oliveira, um dos alvos do MP que apura desvios de recursos da Educação

Durante sua gestão, Secretaria Estadual de Educação contratou sem licitação e de forma irregular R$ 1,6 bilhão em obras em escolas

Agência O Globo - 01/10/2026
Saiba quem é a ex-secretária Roberta Oliveira, um dos alvos do MP que apura desvios de recursos da Educação
Roberta Oliveira

O Ministério Público do Rio (MPRJ) solicitou à Justiça autorização para realizar buscas nos endereços da ex-secretária estadual de Educação Roberta Barreto de Oliveira e para quebrar o sigilo de suas contas no Google, na Apple e na Meta. Roberta foi secretária de Educação durante a gestão do ex-governador Cláudio Castro. Segundo as investigações, conduzidas pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, ela teria direcionado contratos de reforma de escolas estaduais e, posteriormente, escondido o dinheiro desviado. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do Estado, que audita os contratos, estima que as contratações irregulares tenham alcançado a quantia de R$ 1,6 bilhão entre 2023 e 2025.

Roberta é natural de Duque de Caxias. Ingressou no serviço público em março de 1998, aprovada em concurso para professora da rede municipal da cidade. No governo do estado, atuou como superintendente na Secretaria de Governo (Segov) em 2021 e 2022. Segundo o inquérito, nesse período, tinha influência sobre o programa RJ para Todos, quando era superintendente da Marcha pela Cidadania e Ordem. Sua nomeação é atribuída ao ex-presidente da Alerj e deputado cassado Rodrigo Bacellar.

Em dezembro de 2025, Rodrigo Bacellar foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Unha e Carne, suspeito de ter vazado informações sigilosas sobre outra operação policial que resultou na prisão do então deputado estadual TH Joias, associado ao Comando Vermelho.

Foi também na Segov que Roberta começou a trabalhar com o capitão do Corpo de Bombeiros Yurie Lopes Fonseca Ormonde André. Ele vive com a filha dela, Rhaizza Barreto Oliveira de Brito, e com quem tem dois filhos. Os investigadores descrevem Yurie como o 'braço direito' da ex-secretária desde 2021.

Roberta foi nomeada secretária de Educação em 10 de março de 2023, saindo a pedido em 24 de fevereiro deste ano. De acordo com uma reportagem do RJTV, uma semana após sua nomeação, foi aberto na pasta um processo que autorizava Yurie a usar e dirigir veículos da secretaria. Quando os policiais tentaram consultar esse processo no sistema, o acesso estava bloqueado.