RJ em Foco

Polícia Militar diz que disparos que mataram passageiro de BRT vieram de criminosos do TCP

Flávio de Abreu Lira, de 53 anos, foi atingido próximo à estação Ventura, em Jacarepaguá.

Agência O Globo - 30/09/2026
Polícia Militar diz que disparos que mataram passageiro de BRT vieram de criminosos do TCP
Polícia Militar diz que disparos que mataram passageiro de BRT vieram de criminosos do TCP - Foto: OpenAI (GPT Image)

A Polícia Militar afirmou que os tiros que mataram Flávio de Abreu Lira, de 53 anos, dentro de um BRT na manhã desta quarta-feira, podem ter partido de criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP). O passageiro foi baleado quando o articulado passava próximo à estação Ventura, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio. Em entrevista à TV Globo, a porta-voz da PM, tenente-coronel Claudia Moraes, ressaltou, no entanto, que a confirmação da autoria e da dinâmica dos disparos caberá à perícia e à investigação da Polícia Civil.

Suspeita de cartel:

A região era alvo de uma operação da Polícia Militar desde as primeiras horas da manhã. De acordo com a corporação, policiais foram acionados na noite de terça-feira para a comunidade Dois Irmãos, em Curicica, após informações de que uma pessoa havia sido morta durante um confronto entre criminosos. Segundo a PM, a comunidade é dominada por milicianos e pelo Terceiro Comando Puro (TCP) e vinha sendo alvo de uma tentativa de avanço de criminosos do Comando Vermelho (CV), que atuam na comunidade vizinha, Asa Branca.

À TV Globo, Claudia Moraes afirmou ainda que a operação realizada nesta quarta-feira foi uma consequência do confronto ocorrido na noite anterior.

Vídeo:

A tenente-coronel ainda disse que criminosos do TCP usam com frequência a estratégia de efetuar disparos nas vias durante operações policiais, numa tentativa de desviar a atenção das forças de segurança.

A Polícia Militar afirmou ainda que, no momento dos disparos, a situação era considerada estável e não havia confronto no local.

‘Ventania braba’:

Ainda de acordo com a corporação, durante a operação foram presos criminosos e apreendidos fuzis. A corporação também informou ter localizado uma área de mata com um acampamento próximo à Transolímpica. Segundo a porta-voz, os disparos que atingiram o ônibus podem ter partido daquela região.