RJ em Foco

Surfistas salvam turista que não conseguia sair do mar da Barra; vídeo

Salvamento feito por Andreia Monteiro e Pedro Amaral foi na manhã desta terça (29)

Agência O Globo - 29/09/2026
Surfistas salvam turista que não conseguia sair do mar da Barra; vídeo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: OpenAI (GPT Image)

Andreia Monteiro e Pedro Amaral, surfistas da Praia da Barra, na Zona Sudoeste do Rio, salvaram um turista que teve dificuldade para sair do mar nesta terça-feira (29). Um vídeo gravado pelo fotógrafo Fernando Affonso, com um drone, registra o momento do resgate. A diretora de criação e surfista foi a primeira a perceber que o homem pedia ajuda. Ele falava inglês. Enquanto o instrutor, conhecido como Pedrão, fazia o resgate, Andreia traduzia os comandos para o turista.

O salvamento aconteceu na altura do Posto 5 e meio, na região do Bondinho da Barra. Ao GLOBO, Andreia relatou que a correnteza estava mais forte devido a uma vala que se forma na região.

— Eu fui surfar com meu amigo Pedrão, que é meu instrutor de surfe. Tinha uma vala para a esquerda que estava com uma formação de onda melhor, mas já tinham outras pessoas. Decidimos tentar ir à vala da direita que não tinha ninguém. Desci uma onda e, quando ela acabou, ouvi um “Help!”. O turista estava bem assustado. Não sei há quanto tempo ele estava ali, porque, quando surfamos, olhamos para o fundo do mar esperando a onda. Eu realmente só vi quando caí — contou Andreia.

Ela, então, foi em direção ao banhista e ofereceu a prancha para que ele pudesse segurar. Neste momento, o drone do fotógrafo e piloto de drone Fernando Affonso filmou o salvamento:

— Nesse momento, Pedrão achou estranho eu não voltar e desceu para me procurar. Ele pensou que eu pudesse ter me machucado com a prancha. Fui ao raso, Pedrão chegou e fui explicando em inglês o que o banhista deveria fazer. Porque a pessoa estava super nervosa, né? E depois ele terminou o salvamento — completou.

O homem estava com uma parente na areia. Após o susto, tanto o turista quanto a mulher que o acompanhava agradeceram aos esportistas pelo salvamento.

— Essas experiências são valiosas. Naquela vala não havia ninguém... E se não tivéssemos entrado, provavelmente ninguém teria percebido o que estava acontecendo. Tudo tem um propósito. Poder ajudar uma pessoa e receber a gratidão dos outros é sempre muito gratificante. No fim da manhã, me senti abençoada por ter tido a chance de ajudar alguém — relatou Andreia.

Nos comentários dos perfis de Instagram da Barra da Tijuca, internautas elogiaram a boa ação dos esportistas. “É angustiante ver essas situações. Muito triste quando alguém perde a vida em um momento de diversão. Parabéns aos surfistas que salvaram”, comentou um seguidor. “Parabéns aos heróis de prancha”, elogiou outro.