RJ em Foco
Linha Vermelha terá motofaixa em trecho do Caju até a Via Dutra
Obra de corredor preferencial terá 35 KM e deve ser concluída em até 60 dias; expansão foi iniciada pela CET-Rio
A Prefeitura do Rio iniciou, no começo de setembro, a implantação de motofaixas na Linha Vermelha (Via Expressa Presidente João Goulart), ampliando a rede de corredores preferenciais para motociclistas na cidade. O novo trecho terá 35 quilômetros de extensão, somando os dois sentidos da via entre o Caju e a Via Dutra, e tem previsão de conclusão em até 60 dias, condicionada às condições climáticas.
Segundo o município, a intervenção faz parte da estratégia da CET-Rio para organizar o fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes em corredores de grande circulação. As motofaixas são exclusivas para motocicletas durante a circulação, enquanto automóveis só podem cruzá-las com atenção no momento da mudança de faixa.
Além da Linha Vermelha, as equipes trabalham na conclusão de 1,4 quilômetro de motofaixa na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, no sentido Barra da Tijuca, entre a Avenida Niemeyer e a Avenida Embaixador Gabriel Landa.
Neste ano, a CET-Rio já concluiu 25,3 quilômetros de motofaixas em diferentes regiões da cidade. Desse total, 19 quilômetros foram implantados no eixo Lagoa-Barra, abrangendo as avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, a Rua Mário Ribeiro, o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e a Avenida Padre Leonel Franca.
Outros 6,3 quilômetros foram entregues nos elevados que ligam a Linha Vermelha ao Túnel Rebouças, incluindo a Avenida Engenheiro Freyssinet e o Elevado Rufino de Almeida Pizarro, em ambos os sentidos.
Segundo a prefeitura, os corredores permitem que motociclistas trafeguem com mais disciplina e segurança, especialmente em situações de congestionamento, reduzindo o risco de colisões e melhorando a organização do trânsito.
A primeira motofaixa do Rio foi implantada em 2024 na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em São Conrado, com 1,7 quilômetro no sentido Lagoa. Em seguida, a cidade recebeu um segundo corredor no eixo formado pela Avenida Rei Pelé e Rua Teixeira Soares, no Maracanã, com 2,4 quilômetros no sentido Centro e 1,7 quilômetro em direção ao Méier.
De acordo com estudos da CET-Rio, a adesão dos motociclistas às motofaixas varia entre 86% e 96%, índice que a companhia considera indicativo de maior organização do fluxo viário e de circulação mais segura para esse modal.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
5ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling