RJ em Foco

Anitta é derrotada na final do samba enredo da Grande Rio: 'O que ganhar, eu desfilo'

Grande Rio optou pela escolha do samba 11, que irá embalar o desfile da escola no Carnaval 2027

Agência O Globo - 21/09/2026
Anitta é derrotada na final do samba enredo da Grande Rio: 'O que ganhar, eu desfilo'
Anitta é derrotada na final do samba enredo da Grande Rio: 'O que ganhar, eu desfilo' - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Anitta esteve muito próxima de realizar um feito inédito no Carnaval carioca: ser rainha de bateria e vencedora de samba enredo. Apesar do clamor dos fãs da cantora, a Acadêmicos do Grande Rio ficou com a composição número 11, de Deré & Cia. Mesmo com o revés, a cantora afirmou não ter apego a própria composição.

– Falei com a diretoria: Não se sintam pressionados para escolher o meu samba. São Departamentos diferentes. Escolham um que vocês acreditam que será o melhor pro desfile. A quadra está com vários dos meus fãs, mas vocês precisam ouvir as demandas da comunidade – disse Anitta em entrevista.

Desde o momento da coroação, a cantora defendeu que a escolha deveria respeitar as demandas da escola e aquilo que seria mais positivo para a evolução.

Não é a primeira incursão da artista nessa seara. Em 2025, ela compôs com Feijão, Diego Nicolau, Fred Chamacho, Estêvão Ciavatta, Miguel Pinto Guimarães e Luiz Antonio Simas o samba que embalou o desfile da Unidos da Tijuca, cujo enredo foi ‘Logun-Edé – Santo menino que velho respeita’.

— Melhor do que a coroação, só mesmo ser a primeira rainha da história a assinar o samba do próprio desfile — disse a cantora em entrevista à revista ELA, do GLOBO.

Apesar das pretensões anteriores, Anitta fez questão em deixar claro que não teria preocupação com outro samba ser o vencedor. Segundo ela, o seu trabalho irá ser realizado independentemente de qual fosse a escolha da Grande Rio.

– O samba que ganhar, eu vou desfilar. Quero que ganhe o que for melhor para a Grande Rio – disse.

Além de rainha, Anitta assinou como compositora um dos sambas finalistas na disputa que escolheu o hino da Grande Rio para 2027. Ele entrou no concurso logo depois que seu nome começou a figurar como a provável substituta da influenciadora Virgínia Fonseca no posto de soberana. A diva do funk assinou a parceria com Arlindinho, Igor Leal, Fred Camacho, Fabian Juarez e Diego Nicolau.