RJ em Foco
Mãe e filha atingidas por desabamento de casarão no Cosme Velho são transferidas para hospital particular
Câmeras registraram mulher de 43 anos e menina de 2 anos no acesso à vila no momento em que imóvel veio abaixo; atingidas por destroços, as duas foram levadas ao Miguel Couto antes de serem transferidas
Mãe e filha, de 43 e 2 anos, respectivamente, que foram atingidas pelo desabamento de um casarão no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, foram transferidas para um hospital particular neste sábado. Elas estavam passando pelo corredor de acesso à vila onde residem quando parte do imóvel desabou sobre elas. Câmeras de segurança registraram o momento. A menina estava em um carrinho. Após serem atingidas pelos destroços, ambas foram socorridas e levadas inicialmente ao Hospital Miguel Couto, na Gávea. O acidente ocorreu em uma área onde moradores já alertavam sobre a deterioração de casarões antigos e levou a prefeitura a anunciar, horas depois, a desapropriação do imóvel que desabou.
As vítimas residem em uma vila adjacente ao casarão e estavam no corredor de acesso à vila quando o prédio desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, ambas foram classificadas como vítimas amarelas, com gravidade moderada.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o segundo pavimento do imóvel não suportou e desabou parcialmente. Parte do imóvel vizinho também foi atingida. A Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliar as condições da estrutura e a segurança do local.
Problema antigo
O caso chama atenção para um problema já identificado na região. Em abril de 2025, uma reportagem do GLOBO mostrou as condições de conservação de casarões históricos do Cosme Velho, alguns deles com problemas estruturais e sinais de abandono.
O desabamento ocorreu na altura do número 315, próximo ao Colégio São Vicente de Paulo. A ocorrência mobilizou equipes do quartel do Catete. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a via está parcialmente interditada no sentido Laranjeiras, nas proximidades do colégio. O trânsito está em esquema de pare e siga, com retenção em ambos os sentidos.
Equipes do quartel do Catete foram acionadas e estão no local. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal também estão atuando na ocorrência. A Defesa Civil e a Subprefeitura foram notificadas.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas do desabamento ou sobre a estrutura afetada. As equipes estão trabalhando no local para avaliar a situação. O Centro de Operações recomenda que motoristas redobrem a atenção ao passar pela região.
Prefeitura anuncia desapropriação
Após o desabamento, a Prefeitura do Rio anunciou a desapropriação do casarão que desabou parcialmente neste sábado, na Rua Cosme Velho, assim como da Casa Portinari, localizada do outro lado da via, e do Solar dos Abacaxis. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Cavaliere, que afirmou que os decretos de desapropriação serão publicados no Diário Oficial na próxima segunda-feira.
— Na segunda-feira agora, publicaremos no Diário Oficial a desapropriação deste imóvel que desabou, quanto da Casa Portinari do outro lado da rua, e também do Solar dos Abacaxis, para garantir esse primeiro bloco de imóveis aqui — afirmou o prefeito.
Cavaliere também mencionou que, após as desapropriações, a intenção da Prefeitura é dar novos usos aos imóveis. Segundo ele, os bens poderão ser vendidos por meio de leilão público.
— É papel da Prefeitura intervir, desapropriar e colocar à venda, a leilão público, para que tenha um novo destino, um novo uso para a população — declarou.
Casarões em situação de risco
A reportagem publicada pelo GLOBO em abril do ano passado destacou que moradores do Cosme Velho já haviam alertado sobre a deterioração de imóveis históricos do bairro. Um dos exemplos era o casarão onde viveu o pintor Candido Portinari, no número 353 da Rua Cosme Velho, a poucos metros do local do desabamento deste sábado.
A situação não se restringia ao imóvel de Portinari. Uma associação de moradores do bairro havia mapeado outros casarões e entregue um relatório de diagnóstico de risco ao poder público, citando problemas como infiltrações, desprendimento de revestimentos das fachadas, esquadrias danificadas e telhados com risco de desabamento. Entre os imóveis indicados estavam construções nos números 362 e 370 da Rua Cosme Velho, além do casarão de Portinari e do Solar dos Abacaxis.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
5RECONHECIMENTO
Zico recebe título de Doutor Honoris Causa com beca nas cores do Flamengo