RJ em Foco
Pesquisadores descobrem um dos maiores exemplares de pau-brasil do Rio no Parque Estadual da Pedra Branca
Espécie com 16 metros de altura foi localizada no Núcleo Piraquara da unidade de conservação, em Realengo
Um dos maiores exemplares de pau-brasil (Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, HCLima & GPLewis - Fabaceae) já identificado no Rio de Janeiro foi localizado no Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com 16 metros de altura – o equivalente a um prédio de cinco andares, a espécie foi identificada pelo coordenador de voluntariado da Trilha Transcarioca, o pesquisador Diego Monsores durante uma atividade de monitoramento, no início de maio,
Ela me manipulava',
Saiba mais:
A árvore tem uma extensão de 2,35 metros: para abraçar o seu tronco são permitidas três pessoas adultas de mãos dadas. Parceira do Inea, a Trilha Transcarioca promove o projeto Pró Espécies, que atua no mapeamento de comunidade de plantas ameaçadas de extinção presente nas matas do corredor florestal da trilha que possui mais de 184 milhas, sendo considerada a primeira trilha de longo curso do país.
A árvore, que pode ter mais de 200 anos, foi localizada por meio dos monitoramentos aéreos realizados com drones, ao longo dos trechos da trilha. Segundo Monsores, a tecnologia tem sido uma grande aliada da conservação ambiental.
— Utilizamos desde câmeras para monitoramento de fauna até drones que realizam o mapeamento aéreo da copa das árvores. O objetivo é observar, localizar e mapear espécies ameaçadas, auxiliando diretamente a unidade de conservação na proteção dessas espécies tão importantes. A proposta é realizar a coleta de sementes e a produção de mudas desses exemplares, a fim de garantir a preservação da diversidade genética local e fortalecer futuras ações de restauração ecológica – destacado ele.
Na mesma trilha, outra surpresa: foi encontrada uma população de, aproximadamente, 50 indivíduos de pau-brasil-folha-arruda-RJ, espécie raríssima e exclusiva do Rio de Janeiro.
Investigações:
Até poucos anos atrás, o pau-brasil era conhecido apenas por três espécies: folha de Arruda, folha-de-café e folha-de-laranja. Porém, com o avanço das pesquisas sobre o genoma do pau-brasil, foram identificadas cinco linhagens que vivem no litoral brasileiro. Recentemente, um estudo conduzido pela bióloga e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Patrícia da Rosa, comprovou a existência da população nativa de pau-brasil-folha-arruda-RJ.
— redescoberta dessas paisagens nativas representa uma notícia extremamente importante para a conservação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Isso confirma que ainda existem remanescentes com pau-brasil da linhagem arruda-RJ sobrevivendo em áreas urbanas, mesmo após séculos de exploração e perda de habitat - ressaltou Patrícia da Rosa.
O Parque Estadual da Pedra Branca fica em uma densa área urbana: o parque abrange parte de 17 bairros das zonas oeste e sudoeste do Rio de Janeiro. É considerada uma das maiores florestas na área urbana do mundo.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
5PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel