RJ em Foco

Policial militar é afastado após morte de motociclista em São Gonçalo

Episódio gerou onda de protestos em ruas do bairro do Pacheco

Agência O Globo - 01/06/2026
Policial militar é afastado após morte de motociclista em São Gonçalo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um motociclista morreu neste domingo após ser baleado por um policial militar do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) no bairro do Pacheco, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Carlos Eduardo Souza Ornela pilotava a moto quando foi atingido. Uma mulher que estava na garupa também ficou ferida. A morte provocou uma série de protestos na região.

A Polícia Militar informou que, por determinação do comando, o agente responsável pelo disparo foi afastado das ruas. A corporação também comunicou que a Corregedoria Geral já iniciou a apuração das circunstâncias da morte, por meio da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

O crime ocorreu na Rua Monsenhor Benedito Marinho. Segundo informações iniciais, uma equipe do Recom estava no local e teria dado ordem de parada ao motociclista, que não teria obedecido. Um dos policiais então efetuou o disparo.

Ornela morreu ainda no local. A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.

Em protesto, moradores atearam fogo em barricadas nas ruas Marechal Póvoas e São Pedro, também no Pacheco. Ônibus foram sequestrados para bloquear o trânsito, e agentes do Recom atuaram na região para conter os protestos.

As investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI). A Polícia Civil informou que "diligências estão em andamento para apurar os fatos".