RJ em Foco

Polícia investiga feminicídio e prende suspeito de envenenar companheira com 'chumbinho' em São Gonçalo

Filha teria ajudado o pai a envenenar a mãe; horas antes, outra mulher foi morta em casa no bairro Maria Paula

Agência O Globo - 31/05/2026
Polícia investiga feminicídio e prende suspeito de envenenar companheira com 'chumbinho' em São Gonçalo
- Foto: Ilustração de IA

Dois casos graves de violência contra a mulher mobilizaram as forças de segurança em São Gonçalo neste fim de semana. Em um dos episódios, uma mulher de 46 anos foi assassinada a facadas dentro de casa pelo ex-companheiro. No outro, a Polícia Civil prendeu um homem acusado de tentar matar a companheira com veneno de rato, em um plano que teria contado com a participação da filha do casal.

Feminicídio em Maria Paula

O caso mais recente ocorreu no início da noite de sábado, no bairro Maria Paula. Monique Ribeiro Veiga, de 46 anos, foi atacada dentro da residência onde morava, na Rua Expedicionário João Lopes Filho.

De acordo com relatos colhidos no local, uma testemunha que estava nos fundos do imóvel ouviu pedidos de socorro e correu para verificar o que acontecia. Ao entrar na casa, encontrou Monique sendo esfaqueada por um homem identificado como seu ex-companheiro.

A testemunha tentou interromper a agressão e entrou em luta corporal com o suspeito, que chegou a ameaçar as pessoas presentes. Durante o confronto, o agressor acabou ferido.

Policiais militares foram acionados e encontraram a vítima já sem condições de receber atendimento médico capaz de reverter o quadro. O suspeito foi detido e encaminhado para os procedimentos legais.

A Polícia Civil investiga o caso e busca esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime. Por se tratar de um ex-companheiro, o caso é tratado inicialmente como feminicídio.

Prisão por tentativa de homicídio com veneno

Também neste domingo, agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo prenderam um homem acusado de tentar matar a companheira em outubro do ano passado. Segundo as investigações, ele teria utilizado veneno de rato, conhecido como "chumbinho", com o auxílio da própria filha para executar o plano.

O suspeito foi localizado e preso em seu local de trabalho, no bairro Paraíso, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.

As investigações começaram após a filha do casal procurar a delegacia e informar que a mãe havia sido internada após ingerir um medicamento supostamente adulterado com veneno. Inicialmente, ela atribuiu a responsabilidade ao pai. No decorrer das apurações, porém, os agentes identificaram contradições no depoimento e concluíram que a jovem também participou da ação criminosa.

Segundo a Polícia Civil, pai e filha tentaram matar a mulher em duas ocasiões. A primeira tentativa foi no início de outubro de 2025, quando colocaram veneno em um cachorro-quente oferecido à vítima. Após passar mal, ela foi socorrida e levada a uma unidade de saúde.

Dias depois, houve uma nova tentativa: desta vez, o homem teria colocado o veneno dentro de uma cápsula de medicamento de uso contínuo da companheira. A mulher voltou a ser hospitalizada, mas sobreviveu.

De acordo com a apuração da Deam, a motivação do crime seria financeira. O objetivo dos envolvidos seria receber valores de um seguro de vida contratado pela vítima. Os investigadores apontam que a filha participou de movimentações financeiras relacionadas ao plano e demonstrou insatisfação com o fracasso das tentativas de homicídio.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.