RJ em Foco

Prefeitura inicia recuperação do telhado do velódromo após incêndio

Reforma no Parque Olímpico deve durar seis meses, tem orçamento de R$ 10,7 milhões e começou nesta segunda-feira

Agência O Globo - 28/04/2026
Prefeitura inicia recuperação do telhado do velódromo após incêndio
velódromo

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início nesta segunda-feira (data), na Barra da Tijuca, às obras de recuperação do telhado do velódromo, parcialmente destruído por um incêndio no início deste mês — o terceiro registrado nos últimos anos. A intervenção, considerada emergencial, foi autorizada sem licitação, está orçada em R$ 10,7 milhões e tem previsão de duração de seis meses.

Entre as principais medidas, está a instalação de proteções extras com materiais mais resistentes ao fogo, buscando reduzir o risco de novos incêndios na cobertura do prédio.

“Decidimos instalar uma tela metálica em volta dos 11 mil metros quadrados logo abaixo da estrutura existente. E, internamente, todo o telhado será revestido por uma placa de lã de rocha”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.

A lã de rocha é um material produzido a partir de rochas basálticas vulcânicas fundidas, o que garante alta resistência ao calor e à propagação de incêndios.

O velódromo foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e ampliado para a Olimpíada de 2016. Os dois incêndios anteriores, ocorridos na década passada, foram provocados pela queda de balões. Desta vez, o foco começou em uma sala do Museu Olímpico, localizada no segundo piso do imóvel, e as chamas se espalharam até o telhado.