RJ em Foco

Defensoria Pública do RJ lança assistente virtual que irá agilizar pedidos de pensão alimentícia

Expectativa é que abertura de processos de pensões, que levam em média três meses, sejam iniciados em até uma semana

Agência O Globo - 06/03/2026
Defensoria Pública do RJ lança assistente virtual que irá agilizar pedidos de pensão alimentícia
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) avança na modernização do atendimento à população com o lançamento do assistente virtual MarIA. A nova atendente digital promete reduzir o tempo de abertura de processos de pensão, que hoje levam em média três meses, e poderá ser realizada em até uma semana. A escolha da pensão alimentícia nesta primeira etapa se dá em função da alta demanda, explica o Órgão. Hoje, de cada dez atendimentos para petições iniciais da Defensoria Pública do Rio, quatro são de pedidos de pensão alimentícia.

Violência sexual:

Rodrigo Crespo:

A iniciativa nasce com a proposta de facilitar o acesso aos direitos e reduzir o tempo de espera para a abertura de processos, utilizando inteligência artificial como uma aliada no atendimento à população. É uma ferramenta que chega para somar e potencializar a atuação dos defensores que é essencialmente humana.

Batizada de Maria, em homenagem à primeira defensora pública mulher do país, a assistente virtual irá fazer petições online, agendamentos e até triagem inteligente. O atendimento virtual será totalmente integrado ao sistema de atuação jurídica dos defensores, iniciativa iniciada no país. As inovações irão reduzir burocracias e acelerar a resposta às demandas dos cidadãos.

Criada para resolver online o que antes do compromisso de ligações, filas ou posições, a MarIA atua nos canais mais utilizados pelo público, o WhatsApp e o chat do site da Defensoria, funcionando como uma porta de entrada mais rápida, direta e acessível. A ferramenta chega com inovações e seguirá oferecendo os mesmos serviços que já estavam disponíveis pelo telefone 129 e pelo aplicativo da DPRJ, reunidos agora em um único ambiente digital.

A principal inovação é a elaboração da petição inicial de alimentos de forma totalmente digital. O cidadão pode informar dados, anexar documentos por foto ou PDF e gerar uma petição sem sair de casa. Após o envio, uma equipe especializada valida as informações reunidas pelo assistente virtual, entre em contato com o desenvolvedor de alimentos para tentar um acordo e caso não seja possível e o processo segue para distribuição. O que antes levaria até três meses, poderá ser concluído em até uma semana.

— MarIA representa um passo importante no nosso compromisso permanente de facilitar o acesso à justiça. Estamos utilizando a tecnologia com responsabilidade para tornar o serviço mais rápido, simples e próximo de quem precisa — afirma o Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

O modelo adotado no atendimento no WhatsApp é híbrido: sempre que necessário, o usuário poderá ser direcionado para atendimento humano. A inteligência artificial atua como treinamento, sem substituir o atendimento especializado da Instituição.

Outros benefícios para a população no atendimento da MarIA

Além da petição online de alimentos, a MarIA realizará um rastreamento inteligente das demandas, organizando os pedidos antes de chegarem às equipes das unidades. Com isso, os casos serão direcionados corretamente desde o início, simplificando o retrabalho e agilizando o fluxo interno. Para o usuário, o ganho é imediato: menos idas e boas-vindas e mais agilidade no atendimento.

Outro avanço relevante é a gestão completa de agendamentos de outros serviços da Defensoria pelo chat. O cidadão pode marcar o primeiro atendimento em qualquer área, consultar horários disponíveis, fazer agendamentos, confirmar, remarcar ou cancelar compromissos, enviar documentos e acompanhar o andamento das operações.

Assistidos que participaram do período de testes

A eficiência do sistema já se reflete em casos concretos. Fabio Gonçalves de Souza iniciou atendimento pelo chatbot da Defensoria em 14 de janeiro de 2026, às 17h. Em apenas cinco dias, foram realizados o contato inicial, a elaboração da petição e o envio à Vara responsável. O processo foi distribuído em 19 de janeiro de 2026, com audiência de conciliação marcada para 1º de junho de 2026, às 14h, concluindo o primeiro atendimento.

— Foi muito fácil entrar em contato com a Defensoria e dar início à petição. Em cerca de dez minutos consegui resolver tudo pelo chat. Foi rápido e simples — incidente o assistido.

Com capacidade para realizar atendimentos simultâneos ilimitados, MarIA deve acabar com qualquer tipo de espera para agendamento de pensão alimentícia e contribuir diretamente para a redução das filas telefônicas.