RJ em Foco

PM prende Arlequina, foragida ligada ao tráfico internacional do Espírito Santo, no Morro do Barbante

Gabriele da Costa Ferreira, de 28 anos, tinha dois mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas e organização criminosa; suspeita apresentou identidade falsa ao ser abordada

Agência O Globo - 04/03/2026
PM prende Arlequina, foragida ligada ao tráfico internacional do Espírito Santo, no Morro do Barbante
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Gabriele da Costa Ferreira , de 28 anos, conhecido como Arlequina, foi preso pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela é apontada como membro de um grupo ligado à principal facção criminosa do Espírito Santo. A captura foi resultado de uma operação de inteligência conduzida pela Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), em conjunto com o 17º BPM (Ilha do Governador), na comunidade do Morro do Barbante.

Contra Gabriele havia dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 4ª Vara Criminal de Serra, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), vinculados ao processo nº 5022852-13.2025.8.08.0048. Os mandatos têm validade até 9 de março de 2045.

Segundo informações do comando do batalhão, Arlequina atuou como comparador de seu companheiro, Rafael, conhecido como Cueca, apontado como responsável pelo tráfico internacional de drogas nas regiões de Serra e Linhares, no Espírito Santo. Rafael foi preso em setembro de 2014 e, posteriormente, ao ser capturado na Bahia, chegou a ser resgatado de dentro de uma delegacia por outros membros do grupo criminoso.

No momento da abordagem, Gabriele apresentou um documento de identidade falsificado, segundo a Polícia Militar, numa tentativa de dificultar sua identificação. Após receber voz de prisão, ela foi encaminhada à 37ª DP (Ilha do Governador).

Dados da Subsecretaria de Inteligência da PM revelam que, apenas em 2026, já foram presos 55 crimes de outros estados com mandatos em aberto durante operações da SEPM. Em 2025, mais de 209 forgidos foram capturados no território fluminense.