RJ em Foco
Pagamento do IPVA no Rio já pode ser feito com cartão de crédito
Primeira empresa credenciada oferece parcelamento do imposto em até 24 vezes; Secretaria negocia com outras quatro operadoras.
Motoristas de veículos emplacados no Estado do Rio de Janeiro agora contam com uma nova facilidade: o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser realizado via cartão de crédito. A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) firmou parceria com a empresa Parcele na Hora, que já permite o parcelamento do tributo. Outras quatro empresas estão em processo de credenciamento.
De acordo com a Sefaz-RJ, a primeira empresa credenciada possibilita o parcelamento do IPVA em até 24 vezes . Segundo a secretaria, essa era uma demanda antiga dos contribuintes fluminenses. Cada empresa parceira oferecerá condições de parcelamento conforme as bandeiras de cartão com as quais possui acordo.
“Agora, os donos de veículos podem sair do imposto com mais acessibilidade, ganhando mais flexibilidade para organizar a quitação”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O secretário de Fazenda, Juliano Pasqual, ressaltou: “Esses contribuintes ganharam uma nova maneira de adequar a quitação do tributo à própria realidade, podendo pagar o imposto com mais tranquilidade”.
Como funciona o pagamento parcelado
Para pagar o IPVA de forma parcelada, o contribuinte deve acessar o Portal da Fazenda e clicar na “Central de Serviços da Receita Estadual”. Em seguida, é preciso rolar a tela, localizar “Pagamento de IPVA via Cartão de Crédito” e clicar em “Acessar serviço”. O sistema solicitará autenticação, que pode ser feita por meio de conta Gov.Br ou com certificado digital.
Na etapa seguinte, o usuário deverá informar o número do Renavam vinculado ao CPF utilizado na autenticação. Depois, basta selecionar os subsídios a serem quitados e autorizar o redirecionamento para a página da empresa credenciada. O cidadão deverá preencher os campos solicitados, escolher a quantidade de parcelas e finalizar o pagamento.
Liberação do documento veicular
O imposto anual será considerado quitado pela Sefaz-RJ somente após a confirmação do pagamento no cartão de crédito. Caso o proprietário esteja em dia com a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será liberado.
Além do cartão de crédito, o IPVA também pode ser pago via QRCode do Pix ou código de barras.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília