RJ em Foco
Carnaval 2026: agenda de megablocos abre sábado com desfile do Chá da Alice, no centro do Rio
Desfile será no circuito Preta Gil e começará com uma homenagem à cantora, que morreu em julho
O Bloco Chá da Alice abre, neste sábado às 8h, a programação dos megablocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro, desfilando pelo circuito Preta Gil, entre as avenidas Primeiro de Março e Antônio Carlos, no centro da cidade. O desfile deste ano terá início com uma homenagem à cantora Preta Gil, falecida em julho do ano passado em decorrência de um câncer. A abertura será ao som de “Sinais de Fogo” (2003), um dos primeiros sucessos da artista.
Pablo Falcão, fundador do Chá da Alice, destaca a relação especial do bloco com Preta Gil: “Preta Gil tem tudo a ver com a nossa história. Começamos organizando festas pop pelo Brasil, sempre convidando artistas em início de carreira. A primeira a aceitar foi a Preta, que fez conosco o Chá Preto, no Armazém da Cidadania. Depois vieram Anitta, Pabllo Vittar e Ludmilla. As festas cresceram tanto que, depois, Ivete Sangalo, Xuxa e outros grandes nomes também participaram”, relembra.
Em seu terceiro ano no corredor dos blocos, o Chá da Alice contará, no trio elétrico, com convidados especiais: a banda de axé Babado Novo e o cantor mexicano Christian Chávez, ex-integrante do grupo RBD. O Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, também estará presente. Segundo estimativa da Riotur, o evento deve atrair cerca de 50 mil foliões ao Centro.
No total, dez megablocos irão desfilar na região central do Rio. No domingo, 25, será a vez do Bloco da Lexa. Confira a programação das demais atrações:
31/1: Bloco da Gold, com Leo Santana
1/2: SeráQAbre?, com Ivete Sangalo
7/2: Bloco da Favorita
8/2: Cordão do Boitatá
14/2: Cordão do Bola Preta
17/2: Fervo da Lud
21/2: Bloco da Anitta
22/2: Monobloco
O nome Chá da Alice faz referência ao universo de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. No desfile, é comum ver foliões fantasiados de personagens como Gato de Cheshire, Chapeleiro Louco, Rainha de Copas e, naturalmente, Alice.
“A gente se caracteriza por acolher a todos e incentivar a diversidade”, afirma Pablo Falcão. Ele ainda recorda o início do bloco, em 2009, como uma festa de aniversário despretensiosa na extinta boate Mistura Fina, em Ipanema: “O sucesso foi tanto que o proprietário pediu para fazermos mais festas. E, desde então, passei a comemorar meu aniversário em várias datas”, brinca.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto