RJ em Foco

Escolas de samba do Rio quebram recorde mundial de maior bateria em Copacabana

Ritmistas das 12 agremiações do Grupo Especial fazem história na orla carioca ao som de Neguinho da Beija-Flor

Agência O Globo - 20/01/2026
Escolas de samba do Rio quebram recorde mundial de maior bateria em Copacabana
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um verdadeiro espetáculo de samba tomou conta da Praia de Copacabana nesta terça-feira (18), quando mais de 1.200 ritmistas das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro estabeleceram um novo recorde mundial de maior bateria de samba, certificado pelo Guinness World Records. Ao todo, foram 1.243 músicos — cem representantes de cada agremiação — reunidos para celebrar a abertura do Rio Carnaval Fan Fest, evento promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e que agora integra o calendário oficial da cidade.

Apesar da chuva, o clima era de festa e superação. O recorde anterior da categoria também pertencia ao Brasil, quando a igreja evangélica Bola de Neve reuniu 1.010 músicos na Praia de Gonzaguinha, em São Vicente (SP), em janeiro de 2019.

O comando do momento histórico ficou a cargo de Neguinho da Beija-Flor, ícone do samba, que conduziu clássicos como “Explode Coração” (Salgueiro, 1993), “É Hoje” (União da Ilha do Governador, 1982) e “O Campeão” (1979). A apresentação, acompanhada por rainhas de bateria e milhares de ritmistas, teve cerca de 20 minutos de duração.

“É mais um momento que vai ficar para a minha história. Cantar com mais de 1.200 componentes é único na minha trajetória”, afirmou Neguinho, que se despede da Avenida após 55 anos como voz da azul e branco de Nilópolis.

Para a homologação do recorde, cerca de 15 fiscais voluntários do Guinness acompanharam toda a apresentação, posicionados em pontos estratégicos ao redor da arena formada pelos percussionistas. Cada mestre de bateria das agremiações também integrou a linha de frente da validação.

A produção do evento ficou a cargo da SRCOM, sob direção do cenógrafo Abel Gomes, responsável também pelo tradicional réveillon de Copacabana. Emocionado, Abel resumiu: “É inexplicável”.

Entre os presentes no palco estavam o presidente da Liesa, Gabriel David, e o deputado federal Dr. Luizinho, que prestigiaram a celebração. O feito, agora reconhecido com placa oficial do Guinness, foi viabilizado por uma parceria entre a Liesa e uma casa de apostas, motivo pelo qual todos os músicos vestiam uniformes nas cores da empresa patrocinadora.

A programação do Rio Carnaval Fan Fest segue na orla, com a participação da rainha de bateria do Paraíso do Tuiuti, Mayara Lima, que ministra uma aula de samba, seguida de apresentação do cantor Belo.