RJ em Foco

Chuva forte provoca alagamentos e transtornos no Rio de Janeiro

Em Duque de Caxias, diversos bairros permanecem alagados. Na capital, 38 pontos de acúmulo de água foram registrados e a orla está sob alerta de ressaca.

Agência O Globo - 20/01/2026
Chuva forte provoca alagamentos e transtornos no Rio de Janeiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Após dias de onda de calor com temperaturas acima dos 40°C, o Rio de Janeiro enfrenta mudanças no tempo desde a tarde de segunda-feira, com chuvas intensas registradas em todo o estado. Na capital, foram contabilizados 38 pontos de acúmulo de água entre a noite de ontem e a madrugada desta terça-feira, sendo que sete deles ainda persistiam na Avenida Brasil por volta das 6h. A cidade também está sob alerta de ressaca, com ondas de até 2,5 metros, conforme aviso emitido pela Marinha, válido até as 21h de hoje.

No município de Duque de Caxias, o volume de chuva ultrapassou 200 milímetros em cerca de 12 horas, deixando vários bairros alagados. No bairro de São Luiz, há relatos de falta de energia elétrica. Na estação meteorológica de Campos Elísios, foram registrados 43 milímetros de chuva em apenas uma hora.

Na capital, apesar do grande volume de chuva, a Defesa Civil não confirmou ocorrências graves até o início da manhã. No Grajaú, uma árvore caiu, e houve registro de ventos fortes: por volta da meia-noite, as rajadas ultrapassaram 60 km/h. Às 6h30, os bairros com maiores acumulados de chuva eram Tijuca (77,2 mm), Irajá (77 mm), Ilha do Governador (73,6 mm) e Penha (69,8 mm).

De acordo com o sistema Alerta Rio, da prefeitura, o tempo permanece instável nesta terça-feira devido à entrada de umidade vinda do oceano. O céu deve ficar nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Os ventos seguirão moderados a fortes e as temperaturas terão queda acentuada, variando entre 18°C e 26°C.