RJ em Foco
Esquema usava empresa de fachada e plataformas digitais para vender celulares roubados com notas fiscais falsas
Organização criminosa foi alvo de ação da Polícia Civil, que prendeu um suspeito e apreendeu 22 aparelhos
Uma operação da Polícia Civil desarticulou, na segunda-feira (19), um esquema de venda de celulares roubados ou furtados com uso de notas fiscais falsas. Segundo as investigações da 16ª DP (Barra da Tijuca), a quadrilha atuava com divisão de tarefas, incluindo um núcleo exclusivo para emissão dos documentos fraudulentos.
Os policiais descobriram que os aparelhos eram roubados ou furtados na Região Metropolitana e, em seguida, repassados para integrantes responsáveis pela revenda em plataformas digitais, onde eram anunciados por preços abaixo do mercado.
O grupo mantinha uma empresa de fachada para emitir notas fiscais falsas, conferindo aparência de legalidade aos celulares de origem ilícita. Dessa forma, compradores eram enganados e não percebiam que adquiriam produtos provenientes de crimes.
— O grupo criminoso montou uma empresa e oferecia, em grupos de aplicativo, a comercialização dessas notas. Indivíduos que comercializavam aparelhos roubados pagavam de 20 a 30 reais aos representantes da empresa para que emitissem a nota fiscal, tentando transformar produto de crime em aparelho de procedência lícita — explicou o delegado Neilson Nogueira à TV Globo.
A ação policial fez parte da Operação Rastreio. Equipes da 16ª DP cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em endereços no Rio, em Nilópolis e em São Gonçalo, todos ligados aos investigados.
Durante as diligências, só na residência de um dos alvos, foram apreendidos 14 celulares, dos quais dois tinham registro de roubo ou furto. O suspeito foi preso em flagrante.
No total, a operação resultou na apreensão de 22 telefones, um tablet e um notebook, todo o material encaminhado para análise.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo