RJ em Foco

PM descobre fábrica clandestina de placas de veículos na Vila Kennedy

Dois homens são presos e dezenas de placas frias são apreendidas durante operação na Zona Oeste do Rio

Agência O Globo - 19/01/2026
PM descobre fábrica clandestina de placas de veículos na Vila Kennedy
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Policiais do 14° BPM (Bangu) desarticularam, na tarde desta segunda-feira, uma fábrica clandestina de placas de veículos na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação resultou na prisão de dois suspeitos, identificados como Nicolas Carvalho de Andrade e João Paulo de Araújo Silvam, apontados como integrantes de um esquema de clonagem de automóveis que atuava em toda a Região Metropolitana.

Com a dupla, os agentes apreenderam duas máquinas utilizadas na produção das placas, além de dezenas de exemplares falsificados, que seriam distribuídos para quadrilhas especializadas em automóveis roubados em diferentes pontos do estado.

Segundo a Polícia Militar, os presos já acumulam pelo menos sete passagens anteriores por crimes como estelionato, roubo e comércio ilegal de armas de fogo. Tanto os suspeitos quanto o material apreendido foram encaminhados à 34ª DP (Bangu).

De acordo com nota da corporação, a prisão representa um avanço significativo no combate ao roubo e clonagem de veículos no Rio. "A ação vai permitir que as forças de segurança possam chegar ao paradeiro dos integrantes das quadrilhas que atuam na clonagem de automóveis, representando uma quebra importante no ciclo de atividades criminosas relacionadas ao roubo de automóveis em todo o Estado do Rio de Janeiro", destacou a PM.