RJ em Foco
Buscas continuam por barco de pesca desaparecido com seis tripulantes no Rio
Embarcação sumiu próximo à Ponta Negra, em Maricá; Marinha emprega navios e aeronave nas operações de resgate
O pesqueiro Funelli segue desaparecido nas proximidades de Ponta Negra, em Maricá, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, após três dias de buscas ininterruptas, de acordo com informações da Marinha. Segundo as Forças Armadas, o último sinal de rastreio do barco com seis tripulantes foi registrado na região, antes de perder a comunicação. Atualmente, participam da operação o Navio-Patrulha (NPa) “Gurupi” e a aeronave SC-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda nesta tarde, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” foi acionado para substituir o Gurupi e dar prosseguimento às buscas.
De acordo com o G1, o mestre do barco é Nilton de Jesus Silva, de 66 anos. A filha dele, Tatiana de Jesus, relatou ao portal que o pai possui mais de 40 anos de experiência em pesca em mar aberto.
Além de Nilton, estavam a bordo Raimundo Nonato Costa dos Santos Filho, de 45 anos; Sirlenildo da Silva, de 39; Raimundo Nonato do Nascimento, de 65; Juarez Serejo da Silva, de 33; e um sexto tripulante identificado apenas como Raimundo. As informações foram divulgadas pelo G1.
Tatiana também revelou que esta não é a primeira vez que a família enfrenta uma situação semelhante: há cerca de 20 anos, três sobrinhos de Nilton e outros quatro tripulantes desapareceram após saírem para pescar e nunca foram encontrados.
As ações de busca seguem protocolos técnicos, considerando os efeitos das correntes marítimas e dos ventos na região. Para ampliar as chances de localização, o Salvamar Sueste — órgão da Marinha responsável pelas operações de busca e salvamento no Sudeste — emitiu um Aviso aos Navegantes, amplamente divulgado por rádio, para mobilizar embarcações próximas a colaborarem com as buscas.
A Marinha informou que, assim que tomou conhecimento do desaparecimento, emitiu o sinal Search and Rescue (SAR), via INMASART, a todos os navios que navegavam na área, mas não houve respostas sobre a embarcação desaparecida. No sábado, foi ativada uma Operação de Busca e Salvamento com emprego do Aviso de Patrulha (AviPa) Marlim, que navegava nas proximidades.
Segundo a corporação, será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo incidente. A Marinha reforça que mantém contato permanente com os familiares dos tripulantes.
Qualquer informação sobre a embarcação ou seus tripulantes pode ser comunicada pelo número 185 (emergências marítimas e fluviais) ou pelos telefones do Comando do 1º Distrito Naval: (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso