RJ em Foco

Procissão marítima de São Sebastião reúne fé e história na Baía de Guanabara

Celebração promovida pela Arquidiocese do Rio e pelo 1º Distrito Naval marcou a véspera da festa do padroeiro, com oração, homenagem histórica e programação religiosa

Agência O Globo - 19/01/2026
Procissão marítima de São Sebastião reúne fé e história na Baía de Guanabara
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A tradicional procissão marítima de São Sebastião reuniu fiéis e autoridades na manhã desta segunda-feira (19), na Baía de Guanabara, em uma celebração promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro em parceria com o 1º Distrito Naval. A imagem peregrina de São Sebastião, réplica única da histórica trazida por Estácio de Sá, foi conduzida pelas águas sob a presidência do Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, acompanhado pelos bispos auxiliares Dom Roque, Dom Catelan, Dom Tiago Stanislaw e Dom Hiansen.

Durante o percurso, próximo ao local da emblemática Batalha das Canoas — episódio decisivo para a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara — Dom Orani realizou uma oração e lançou pétalas de rosas ao mar, homenageando simbolicamente os militares mortos no confronto.

A Marinha do Brasil esteve representada pelo Padre Ubiratan, capelão-chefe da Marinha, Padre Rodrigo, capelão-chefe do 1º Distrito Naval, além do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, ministro do Superior Tribunal Militar (STM), do Vice-Almirante Iunis Said, comandante do 1º Distrito Naval, e do 1º Tenente Vilson Souza, entre outras autoridades militares.

Ao término da procissão, a Santa Missa foi celebrada no salão histórico do 1º Distrito Naval, integrando a 17ª edição da Trezena de São Sebastião, na véspera da solenidade do padroeiro, comemorada em 20 de janeiro. O evento faz parte da programação preparatória para a grande festa dedicada a São Sebastião, expressando a fé do povo carioca e a presença missionária da Igreja nas diversas áreas da cidade.

O Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, será celebrado nesta terça-feira (20), feriado municipal. Às 10h, haverá Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca.

No período da tarde, a partir das 16h, acontece a procissão arquidiocesana, com saída do Santuário em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro. A programação inclui ainda o Auto de São Sebastião 2026, na Avenida Chile, seguido de missa solene.

Trezena de São Sebastião

A Trezena de São Sebastião corresponde aos treze dias que antecedem a festa do padroeiro, celebrada em 20 de janeiro. Realizada de 7 a 19 de janeiro, a iniciativa promove a peregrinação da imagem do santo por diversas regiões do Rio, visitando paróquias, comunidades, hospitais, instituições públicas e espaços de serviço e cuidado.

Em cada local, são realizados momentos de oração, celebrações e encontros com a população. A Trezena prepara espiritualmente a cidade para a festa e reforça a missão da Igreja junto às diferentes realidades urbanas.

Em 2024, a Trezena tem como tema “São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade” e lema “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados à missão”.