RJ em Foco
Dia de São Sebastião: procissão leva imagem do santo da Tijuca ao Centro do Rio; confira a programação
Imagem parte do santuário e segue até a Catedral Metropolitana, reunindo milhares de fiéis em celebração ao padroeiro do Rio
O Rio de Janeiro celebra, nesta terça-feira, o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A data é marcada por manifestações de fé e preservação da história carioca. Como já é tradição, o Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, realiza missas a partir das 5h, estendendo-se até após as 19h.
A tradicional procissão em homenagem ao santo tem início às 16h, quando a imagem de São Sebastião deixa o santuário e segue até a Catedral Metropolitana, no Centro do Rio. O cortejo reúne dezenas de milhares de fiéis ao longo do percurso. Após a chegada, a imagem retorna à igreja na Tijuca, onde será celebrada a última missa do dia.
O santuário é reconhecido por abrigar os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade, além da pedra fundamental do Rio de Janeiro e da imagem original de São Sebastião, trazida de Portugal.
— Estácio de Sá era devoto do santo e solicitou que a imagem fosse enviada de Portugal, pedindo também a construção de uma igreja dedicada a São Sebastião, onde seus restos mortais seriam guardados — relata o pároco e reitor do santuário, Frei Adriano Borges de Lima.
Este ano, a celebração ganha um significado especial para os devotos: volta a ser instalada a fita reverencial da imagem do santo até a passagem dos fiéis, que poderão tocá-la e beijá-la. A prática, suspensa durante a pandemia, costuma emocionar os católicos.
Quem foi São Sebastião
São Sebastião foi um militar romano que enfrentou as forças do império para proteger os cristãos. Denunciado, foi condenado à morte pelo imperador Diocleciano e atingido por flechas disparadas por seus próprios comandados. Sobrevivente do martírio, continuou sua missão e, por isso, foi novamente condenado à morte.
A imagem tradicional do santo o retrata alvejado por flechas. Uma lenda local narra que, durante a disputa entre portugueses e franceses pelo controle do Rio, São Sebastião teria aparecido armado para defender os lusitanos. Curiosamente, Estácio de Sá morreu em decorrência de uma infecção causada por uma flechada no olho.
Segundo Frei Adriano, muitos fiéis atribuem curas ao santo. No dia 20, a igreja costuma ficar repleta de ex-votos — representações em cera de membros do corpo — em agradecimento pelas graças recebidas.
— A devoção é muito forte. Janeiro costuma ser um mês de tempestades, e já vi procissões seguirem sob chuva intensa. Os fiéis não desistem — destaca o religioso.
Recém-chegado à paróquia, Frei Adriano viverá uma emoção especial neste Dia de São Sebastião, conciliando a responsabilidade pela celebração com lembranças da infância.
— Eu participava das procissões quando criança, levado por minha mãe, vestido com paramentos de São Sebastião — recorda o capixaba.
Programação
As missas no Santuário Basílica de São Sebastião, na Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, serão celebradas às 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h. Caso a imagem de São Sebastião não retorne a tempo para a celebração das 19h, poderá ser realizada uma última missa às 20h.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso