RJ em Foco
Adolescente de 16 anos sofre grave lesão após mergulho em águas rasas e pode ficar paraplégico
Jovem está internado em CTI e aguarda cirurgia após acidente em Araruama; hospital alerta para riscos
Um adolescente de 16 anos foi socorrido após bater a cabeça durante um mergulho na Praia do Vargas, em Araruama, neste sábado (data não informada). Após os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado ao Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), onde recebeu o diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) e lesão em uma vértebra.
Segundo a unidade de saúde, a gravidade da lesão coloca o jovem em risco de paraplegia. O adolescente permanece internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e aguarda a realização de procedimento cirúrgico.
De acordo com o boletim médico, o paciente apresentou débito neurológico agudo, com comprometimento motor e sensitivo. Apesar da gravidade do quadro, seu estado de saúde é considerado estável no momento.
O caso chama atenção para os perigos de mergulhos em águas rasas, especialmente durante as férias escolares e o verão, períodos em que as unidades de saúde da Região dos Lagos reforçam alertas sobre esse tipo de acidente.
O Hospital Estadual Roberto Chabo destaca que acidentes como esse podem resultar em consequências gravíssimas, incluindo paralisia dos braços e das pernas, danos severos à coluna, fraturas, distúrbios neurológicos e traumatismo craniano. Em situações mais graves, as sequelas podem ser irreversíveis, levando à tetraplegia ou paraplegia.
“O mergulho, que é uma forma de lazer, não deveria trazer consequências para quem deseja se divertir. Por isso, é fundamental evitar saltos em locais desconhecidos, que são os principais causadores de lesões na coluna cervical, como a tetraplegia”, alerta o diretor-técnico do Hospital Estadual Roberto Chabo, Leonam Fernandes.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso