RJ em Foco
'Amigo fora da curva', piloto de novela: quem são as vítimas da queda de helicóptero em Guaratiba
Ao GLOBO, capitão bombeiro Lucas Silva Souza, que pilotava aeronave, foi descrito como 'excelente profissional'
A numa região de mata, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste sábado (17), deixou três vítimas, identificadas como Diego Dantas Lima Moraes, de 36 anos, Sérgio Nunes Miranda, 36 anos, e o capitão bombeiro Lucas Silva Souza. Os três eram pilotos, e no momento do acidente Diego Dantas estava dando instruções aos outros dois em voo de familiarização com o modelo do helicóptero.
Leia:
Piloto morto em queda de helicóptero
No momento do acidente, quem pilotava a aeronave era Lucas Souza, de 35 anos. Capitão bombeiro, ele era estudante de direito e piloto de resgate aéreo. Ao GLOBO, o amigo de infância Lucas David descreveu o militar como um "excelente profissional".
— Lucas era um amigo fora da curva, sempre brincalhão e muito dedicado. Seu sonho era ser oficial dos bombeiros, com muita luta e estudos. Com o tempo foi estudando e fazendo cursos até se tornar piloto. Excelente profissional, a mãe sempre elogiou e gostava de estar perto — disse.
Por meio das redes sociais, familiares e amigos lamentaram o acidente. "Vc sempre foi meu alicerce. Te vejo, capitão", escreveu a irmã, Karina.
"Te amo muito! Saudades eternas, meu grande amigo! Você não passou por essa vida despercebido, viveu para servir!", comentou uma amiga. "Descanse em paz, meu amigo de infância e herói!", disse outro. A prefeitura de Silva Jardim publicou uma nota de pesar neste sábado.
Outra vítima é o instrutor de voos Diego Dantas. Nas redes sociais, registrava sua paixão pela aviação. Ele realizava voos turísticos e chegou a fazer uma “Mania de Você”, pilotando o helicóptero na gravação da cena de resgate do personagem Rudá, interpretado por Nicolas Prattes. Ele era casado com a influenciadora digital Marcelle Rios, que lamentou a morte do marido e publicou uma mensagem de despedida, neste sábado "Para sempre vou te amar, meu piloto lindo. Cuida de mim aí do céu, que é onde você sempre amou estar”, escreveu.
Terceira vítima, Sérgio Nunes Miranda era major da Força Aérea Brasileira (FAB). Nas redes sociais, acumulava mais de 31 mil seguidores, com posts sobre aviação e comentários sobre operações militares. Ele tinha 36 anos.
Nas redes, amigos, seguidores e familiares publicaram homenagens. "No melhor momento da vida... Novos projetos, ideais renovados. Sinto por tudo. Difícil aceitar. Mas, voe mais alto, amigo", comentou um internauta.
"Que droga, Sérgio, deveríamos ter nos encontrado depois do seu trabalho.. deveríamos ter tomado o café da manhã e ir na igreja agora de manhã como combinamos! Não deu tempo, tanta coisa eu queria fazer com vc e o tempo acabou. Como eu queria poder voltar no tempo!", lamentou um amigo.
"É com grande pesar que me despeço desse gigante. Major da aeronáutica, que além de ser amigo, foi mentor e inspiração para meus filhos... Apesar de ter nos deixado muito novo, sua história e sua dedicação não ficaram no esquecimento. Você plantou várias sementes, que seguiram sua trajetória. Você foi e será inspiração eternamente", dizia outro comentário.
Sérgio também era coordenador da ONG Projeto Semeando o Amanhã, que acolhe crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social da Comunidade do Guarda, no Rio.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que iniciou ação para coletar informações para a do acidente.
Ainda segundo a FAB, a aeronave possui a matrícula PS-GJS. Nos registros na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), consta que se trata de um helicóptero Robinson R-44 II fabricado em 2010 com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até janeiro do ano que vem.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informa que a aeronave caiu em uma área de mata fechada, na altura da Avenida Levy Neves esquina com Rua Tasso da Silveira. "O Grupamento de Operações Aéreas (GOA), especialistas do Grupo de Operações Especiais (Goesp) e militares do quartel de Guaratiba estão mobilizados na ocorrência, em uma área de difícil acesso", finaliza a corporação, que foi acionada por volta das 9h55, depois que pessoas chegaram ao local e avisaram.
A corporação também divulgou comunicado lamentando a morte do capitão Lucas, classificado como "dedicado piloto do Grupamento de Operações Aéreas (GOA)".
O texto diz ainda que o bombeiro "ao longo de sua trajetória na Corporação (...) destacou-se pelo profissionalismo, pela ética e pelo compromisso com a missão de salvar vidas" e que "sua competência, seu zelo pela profissão e, principalmente, seu amor por voar vão ecoar para sempre na memória de todos que tiveram a honra de conviver com ele".
Também em nota, a Polícia Civil informou que a 43ª DP (Guaratiba) investiga o caso e a perícia foi solicitada para o local.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso