RJ em Foco
Santuário Basílica de São Sebastião realiza 13 missas em homenagem ao padroeiro do Rio
Procissão em homenagem ao santo acontece às 16h, saindo da Catedral Metropolitana até a igreja na Tijuca
O Santuário Basílica de São Sebastião, localizado na Tijuca, promoverá 13 missas em celebração ao padroeiro do Rio de Janeiro no próximo dia 20. As atividades religiosas terão início às 5h e seguirão até as 19h.
A tradicional procissão em homenagem a São Sebastião está marcada para as 16h, com saída da Catedral Metropolitana, no Centro, em direção à igreja da Tijuca. O santuário abriga os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade, além da pedra fundamental do Rio de Janeiro e da imagem original de São Sebastião, trazida de Portugal.
Devoção e história
De acordo com o pároco e reitor do santuário, Frei Adriano Borges de Lima, Estácio de Sá era devoto do santo e solicitou que a imagem fosse enviada de Portugal, além de pedir a construção de uma igreja para São Sebastião, onde seus restos mortais permaneceriam guardados.
Neste ano, será novamente erguida uma fita reverencial da imagem do santo para a passagem dos fiéis, que poderão tocá-la e beijá-la — prática que havia sido suspensa durante a pandemia.
— A devoção é muito forte. Janeiro costuma ser um mês de tempestades, e já vi procissões seguirem debaixo de chuva forte. Os fiéis não arredam o pé — destaca o religioso.
A imagem tradicional de São Sebastião retrata o santo alvejado por flechas. Segundo a tradição, durante a batalha entre portugueses e franceses pelo controle do Rio, o santo teria aparecido de espada em punho para defender os lusitanos. Curiosamente, Estácio de Sá morreu em decorrência de uma infecção após ser atingido por uma flecha no olho.
Serviço
Horários das missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
Endereço: Santuário Basílica de São Sebastião, Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026