RJ em Foco
Complexo do Salgueiro tem segundo dia seguido de operação policial em São Gonçalo
Nesta terça-feira, agentes apreenderam três carros de luxo roubados no conjunto de favelas, com camisas com a inscrição 'Tropa do Rabicó'
O Complexo do Salgueiro, localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, enfrenta nesta quarta-feira o segundo dia consecutivo de operações policiais. Agentes das polícias Civil e Militar permanecem na comunidade, dominada pelo Comando Vermelho (CV), para checar informações de inteligência obtidas pelas equipes. Relatos em redes sociais apontam a ocorrência de tiroteios na região. As ações desta quarta-feira integram a Operação Contenção.
Na terça-feira, uma ação vinculada à Operação Torniquete resultou na recuperação de três carros de luxo no Salgueiro. Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-Cap) também impediram um assalto a um caminhão. Dentro dos veículos, foram encontradas camisas com a inscrição “Tropa do Rabicó”, referência ao apelido de Antônio Ilário Ferreira, apontado como chefe do tráfico local. Também foram apreendidos dois radiocomunicadores e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Civil, informações da DRFC-Cap indicavam uma movimentação de criminosos do CV, oriundos da comunidade de Itaúna, também em São Gonçalo, que utilizavam motocicletas e carros roubados para praticar crimes em vias de grande circulação. Durante as diligências, agentes flagraram dois homens em uma motocicleta abordando um veículo de carga. Ao perceberem a aproximação das viaturas, a dupla fugiu em direção ao Salgueiro, iniciando uma troca de tiros. Não há registro de feridos.
Um dos carros de luxo recuperados havia sido roubado de um caminhão-cegonha em novembro de 2025, juntamente com outros sete veículos do mesmo modelo. O transbordo, na ocasião, ocorreu no Jardim Catarina, bairro de São Gonçalo igualmente dominado pelo CV.
Desde setembro de 2024, a Operação Torniquete já resultou na prisão de mais de 760 criminosos, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em mais de R$ 47 milhões. As ações também já ultrapassaram R$ 70 milhões em bloqueios de bens e valores.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026