RJ em Foco
‘Puxadinhos’ irregulares na praia são desmontados
Fiscais da prefeitura visitaram quiosques com estruturas que, sem permissão, avançam sobre as areias da orla carioca
O quiosque Clássico Beach Club, na Barra da Tijuca, iniciou nesta terça-feira a desmontagem de estruturas construídas irregularmente sobre a areia. A ação ocorreu após fiscalização realizada por agentes da subprefeitura da Barra, da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Secretaria de Fazenda (SMF), que determinaram a retirada das instalações. Os fiscais também vistoriaram os quiosques K8 e Krabi Beach Club, ambos localizados na orla, e constataram que alguns concessionários ergueram “puxadinhos” sem autorização.
Desordem urbana nas praias do Rio:
Outros quiosques em situação irregular, como o Katukas, no Recreio dos Bandeirantes, já haviam sido notificados na segunda-feira. A prefeitura ainda não informou se aplicará multas aos responsáveis, independentemente das providências tomadas. No final do ano passado, uma vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente — que não participou da operação mais recente — já havia intimado os proprietários a removerem equipamentos instalados na areia, mas a ordem não foi cumprida.
O Katukas, por exemplo, cobrava R$ 800 pela utilização de um sofá e de uma poltrona instalados em um “deque” sobre a areia, durante eventos ou apresentações musicais a partir de quinta-feira — valor que podia ser revertido em consumação. A Orla Rio Associados, concessionária responsável pelos quiosques, informou por nota que está coordenando a retirada das estruturas irregulares e já havia alertado os operadores sobre as infrações identificadas.
Verão escaldante:
Na manhã de ontem, o prefeito Eduardo Paes reconheceu falhas na fiscalização e pediu aos operadores de quiosques que removam as estruturas irregulares para evitar prejuízos maiores.
Debate sobre tabelamento de preços
Paralelamente, uma comissão criada pelo município segue debatendo a regulamentação dos preços cobrados pelos barraqueiros na orla, conforme determinação do prefeito, após reportagens mostrarem o aumento nos valores praticados, especialmente no aluguel de cadeiras e guarda-sóis.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026