RJ em Foco
Operação Contenção mira tráfico, lavagem de dinheiro e receptação no Chapadão
Polícia cumpre 51 mandados de busca e apreensão; ação também ocorre em Teresópolis, na Região Serrana
Policiais civis, com apoio de equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizam nesta quarta-feira uma operação no Complexo do Chapadão, Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo cumprir 51 mandados de busca e apreensão para combater crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e receptação de bens provenientes de roubos e furtos no estado. Equipes também atuam em Teresópolis, na Região Serrana.
De acordo com o delegado Thiago Neves, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pelas investigações, "é mais uma fase da Operação Contenção. Foram decretados os mandados de busca e nós estamos cumprindo. O Complexo do Chapadão é entreposto de recebimento de material roubado", afirmou em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
Durante a ação, um automóvel localizado em um dos endereços-alvo foi apreendido com um fuzil, granadas, munição e coletes balísticos. Todo o material foi encaminhado para a Cidade da Polícia.
As investigações da DRF apontam que uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho mantém uma estrutura integrada para a prática de diversos crimes, incluindo tráfico de drogas e receptação de cargas, veículos e outros bens ilícitos no Chapadão. O grupo também utiliza mecanismos de lavagem de dinheiro, movimentando e ocultando recursos financeiros de origem ilegal.
Levantamentos de inteligência indicam que a logística do esquema criminoso ultrapassa os limites da capital. Endereços em Teresópolis são utilizados como pontos de armazenamento, ocultação de bens, apoio logístico e possíveis movimentações financeiras.
Com base nas informações reunidas, os mandados de busca e apreensão visam localizar armas de uso restrito, equipamentos eletrônicos, documentos, bens de origem ilícita e outros materiais que possam contribuir para aprofundar as investigações.
Além da DRF e do Bope, equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) também participam da operação.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026