RJ em Foco
Operação policial no Chapadão combate tráfico, lavagem de dinheiro e receptação
Ação cumpre 51 mandados de busca e apreensão; equipes também atuam em Teresópolis, Região Serrana
Policiais civis, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizam nesta quarta-feira uma operação no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo cumprir 51 mandados de busca e apreensão, visando reprimir crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e receptação de bens provenientes de roubos e furtos no estado. Equipes também atuam em Teresópolis, na Região Serrana.
Investigação em andamento
Segundo o delegado Thiago Neves, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pelas investigações, "é mais uma fase da Operação Contenção. Foram decretados os mandados de busca e nós estamos cumprindo. O Complexo do Chapadão é entreposto de recebimento de material roubado", afirmou em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
Em um dos endereços alvo da operação, os policiais localizaram um automóvel contendo um fuzil, granadas, munição e coletes balísticos. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Cidade da Polícia.
Atuação do Comando Vermelho
De acordo com a DRF, uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho opera de forma integrada para a prática de diversos crimes. O grupo atua no tráfico de drogas, receptação de cargas, veículos e outros bens ilícitos no Chapadão, além de utilizar mecanismos de lavagem de dinheiro para movimentar e ocultar recursos de origem ilegal.
As investigações apontaram que a logística do esquema criminoso ultrapassa os limites da capital fluminense, identificando endereços em Teresópolis utilizados para armazenamento, ocultação de bens, apoio logístico e possíveis movimentações financeiras.
Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo localizar armas de uso restrito, equipamentos eletrônicos, documentos, bens de origem ilícita e outros materiais que possam contribuir para o aprofundamento das investigações.
Além da DRF e do Bope, equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) também participam da operação.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026