RJ em Foco
Light utiliza geradores para manter subestação do Cachambi após apagão no Grande Méier
Segundo a concessionária, a interrupção no fornecimento ocorreu durante obras de modernização da rede subterrânea de alta tensão
A Light está utilizando geradores de energia elétrica na subestação do Cachambi, na Zona Norte do Rio, após o apagão que deixou bairros do Grande Méier sem luz entre a noite de segunda-feira e a manhã de ontem. Segundo a concessionária, a interrupção no fornecimento ocorreu durante obras de modernização da rede subterrânea de alta tensão. “Mesmo com o suporte de geradores, o serviço levou mais tempo que o previsto e acabou impactando parte da região”, informou a empresa. As obras têm previsão de conclusão até o fim de maio. Até lá, a subestação seguirá operando com apoio dos geradores.
A falta de energia também já havia sido registrada em bairros como Copacabana e Leme, na Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste. Em alguns desses locais, a Light também está utilizando geradores para garantir o abastecimento.
De acordo com a concessionária, o fornecimento na Barra da Tijuca foi restabelecido ainda no domingo, após apagão causado por furto de cabos. Enquanto os equipamentos são substituídos, os geradores mantêm o fornecimento de energia. A Light ressalta que, em períodos de onda de calor, o consumo de energia aumenta em média 25% em áreas regulares e pode variar entre 80% e 100% em regiões com ligações clandestinas, o que provoca sobrecarga no sistema.
Moradores das zonas Norte e Sudoeste relataram o apagão nas redes sociais, descrevendo desconforto diante das altas temperaturas. Muitas reclamações vieram da região do Grande Méier, que abrange bairros como Abolição, Água Santa, Cachambi, Del Castilho, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Maria da Graça, Piedade, Pilares, Riachuelo, Sampaio, Todos os Santos, Tomás Coelho, Rocha, São Francisco Xavier e Quintino Bocaiúva.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026