RJ em Foco
Craques da gastronomia carioca vão preparar suas receitas diante do público em encontro na Espanha
A iniciativa de levar um time com nossos melhores chefs ao evento na Europa busca fortalecer o Rio como destino turístico para os amantes da boa mesa
Depois do Gastronomika, ano passado, em San Sebastián, quando a mesa carioca foi uma das principais estrelas do encontro, a receita de sucesso se repete reforçada, novamente em território espanhol: nos próximos dias 26 a 28, nove chefs do Rio estarão em ação no Madrid Fusión, um dos maiores e mais influentes fóruns de gastronomia contemporânea do mundo. Ano passado, mais de 26 mil pessoas lotaram auditórios para a apresentação de grandes chefs, 120 deles detentores de estrelas Michelin.
Nessa 24ª edição, levaremos nossas estrelas (incluindo as do Michelin) para brilhar por lá. Confira a delegação carioca: Kátia Barbosa (Aconchego Carioca), João Diamante (Dois de Fevereiro), Gerônimo Athuel (Ocyá), Paula Prandini (Empório Jardim), Rafa Costa e Silva (Lasai), João Paulo Frankenfeld (casa 201), Monique Gabiatti (Polvo Marisquería) e Claude Troisgros e Jessica Trindade (Madame Olympe).
Iniciativa da Prefeitura do Rio, via Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-RIO), a presença no Madrid Fusión dá continuidade ao plano estratégico de posicionar e fortalecer a cidade como destino gastronômico internacional global. A culinária responde hoje por cerca de 30% dos gastos dos turistas e já é o terceiro principal motivo de viagens para a cidade: no primeiro semestre de 2025, o setor gerou R$ 258,9 milhões em ICMS. Um estudo da da Prefeitura do Rio, parceria das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Social, estima que o turismo gastronômico carioca tem potencial para atrair 2 milhões de turistas estrangeiros nos próximos dez anos.
— Esse cenário já começa a se materializar: ano passado, o número de turistas internacionais cresceu 45% na cidade — diz Daniela Maia, Secretária municipal de Turismo no Rio. Para ela, estar no Madrid Fusión como cidade convidada significa colocar o Rio no centro das discussões globais sobre gastronomia. — E também reforçar a imagem da cidade como um destino turistico que vai além do sol e da praia — defende a secretária.
Vitrine para o turismo
Além das apresentações dos chefs brasileiros no congresso, o Rio terá um estande de 100 metros quadrados, com comes e bebes, que pretende recriar o clima de botequins cariocas. Vai de café da manhão ao almoço, com caipirinhas e happy hour. O espaço será tocado por um trio de valor: João Diamante, Monique Gabiatti e Kátia Barbosa.
— Ainda não fechamos o cardápio, ainda vendo o que é mais fácil reproduzir lá. Do meu lado, não me imagino representando o Rio sem servir os bolinhos de feijoada. Vou me virar nas onze para fazer e servir — avisa Kátia Barbosa.
João Diamante, em sua aula, vai ensinar a preparar um clássico pastel de feira carioca, com carne moída, ovo e ervilha. Já para o espaço onde chefs e convidados almoçam, ele vai servir picadinho carioca tradicional, com arroz, ovo frito e banana:
— Aí entro na influência afro na culinária do Rio — explica o chef.
Claude Troisgros e Jessica Trindade estarão no palco principal, em aula show. Mas show mesmo. Para tanto, serão acompanhados por Batman Zavareze, renomado artista visual e diretor de arte (assina projeções de shows como os da cantora Marisa Monte), que assinará a apresentação dos dois.
— Estamos preparando uma aula incrível, com música brasileira e projeção de imagens do Rio enquanto fazemos uma receita com palmito pupunha, castanha de caju, biscoito de polvilho e mate. Trinta minutos da mais pura carioquice — adianta Troisgros.
A presença do Rio estará em diferentes frentes no congresso. No palco principal, além de Claude Troisgros e Jessica Trindade, tem Rafa Costa e Silva. João Paulo Frankenfeld participa do auditório com uma pegada mais experimental:
— Vou fazer um polvo com musseline de castanha, vinagrete de caju fresco com pimenta de cheiro e mel de madaçaia — diz o chef da Casa 202, uma estrela Michelin.
Gerônimo Athuel, do Ocyá, debate o futuro da gastronomia no espaço Dreams, enquanto Paula Prandini, do Empório Jardim, apresenta a confeitaria carioca no Pastry. No espaço dedicado à degustação de vinhos, o Rio chega com a Cachaça 7 Engenhos.
— A mesa é o cartão-postal de um país e somos a porta de entrada do Brasil, como Paris e Nova York — diz Rafa Costa e Silva, outro estrelado carioca que vai brilhar por lá. — A diversidade do cenário gastronômico carioca é o nosso um grande trunfo, poucas cidades no mundo têm igual. Temos bar e boteco, mas gastronomia contemporânea também. Acho hoje o Rio melhor do que Lima (capital peruana famosa por sua gastronomia).
O Rio recebe hoje com 43 restaurantes no Guia Michelin, sendo seis deles com uma estrela, dois com duas estrelas e o Lasai entre os 50 melhores restaurantes do mundo no ranking The World's 50 best Restaurants. É hora de jogar ainda mais luz na mesa carioca, como será feito no Madrid Fusión.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026