RJ em Foco
Arborização urbana deve ser parte estratégica do planejamento das cidades, defende especialista
Discussão se intensifica após derrubada de mais de 71 árvores em área tombada no Flamengo
Em dezembro, dados da Prefeitura do Rio revelaram que a capital fluminense enfrenta um déficit de 860 mil árvores. Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, a importância de resolver esse problema voltou ao centro das discussões. Para Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), a arborização urbana precisa ser tratada de forma estruturante, integrando o planejamento da cidade, e não apenas como consequência de obras privadas.
Segundo Menezes, o modelo atual, baseado quase exclusivamente em compensações ambientais resultantes do licenciamento imobiliário, é insuficiente. O debate ganhou força após a derrubada de mais de 71 árvores em um terreno tombado no Flamengo.
— Não se pode simplesmente plantar árvores na cidade a partir de compensações ambientais, ou seja, a partir de uma licença de alguma obra que será executada pelo poder imobiliário. Não é possível que haja esse tipo de dependência para a política ambiental — defende Menezes.
O episódio levou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a notificar a Prefeitura do Rio, que deverá informar, até o próximo dia 20, quais ações e prazos estão sendo adotados para o controle e o monitoramento das compensações ambientais exigidas nesses processos.
— A retirada dessas árvores provoca uma onda de calor imediata no microclima local — afirma o presidente do CAU/RJ.
Desigualdade na arborização
Dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, apontam que 37% dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vivem em ruas sem qualquer tipo de arborização. Como consequência, diversos bairros enfrentam fenômenos como as chamadas “ilhas de calor”, que elevam a temperatura local devido à escassez de vegetação.
Para Sydnei Menezes, a preservação e o plantio de árvores devem estar no centro das decisões urbanísticas, garantindo conforto ambiental e qualidade de vida de forma permanente:
— Uma das funções mais importantes da árvore na paisagem urbana da cidade é garantir o conforto ambiental, por isso é fundamental uma política de arborização urbana. Plantar árvores na cidade é imprescindível para garantir essa ambiência.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026