RJ em Foco
Aos 103 anos, padre morre durante oração na igreja no Rio e recebe homenagens de fiéis
Padre José Luciano Jacques Penido faleceu enquanto rezava Ave Maria na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca
O padre José Luciano Jacques Penido, de 103 anos, faleceu na última sexta-feira (9 de janeiro) enquanto rezava a Ave Maria na Paróquia Santo Afonso, localizada na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O sacerdote era conhecido por sua longa trajetória de dedicação à comunidade católica.
Segundo publicação no Instagram da paróquia, o falecimento ocorreu por volta das 18h. Nos comentários, diversos fiéis prestaram homenagens ao religioso:
"Me batizou, disse que era meu pai espiritual. Fará muita falta", escreveu uma fiel. "Grande Padre Penido! Lembro ainda hoje da minha última confissão com ele. Que grande bênção foi na minha vida e da minha família!", comentou outra pessoa. "Poxa, foi o padre que me batizou... Que Deus o receba com todo amor", disse uma terceira seguidora.
O velório foi realizado no dia seguinte, 10 de janeiro, na própria igreja, das 10h às 22h, com missas em horários alternados. Imagens do velório foram compartilhadas em vídeo nas redes sociais da paróquia.
"Um dia de muita emoção e fé para guardarmos na memória. Nossa gratidão eterna a Deus por ter nos abençoado com um sacerdote como Padre Penido, por tantos anos, em nossa comunidade. Interceda por nós, Padre Penido. Sempre serás lembrado e amado!", publicou o perfil oficial da paróquia, destacando também a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, na cerimônia.
No domingo (11), um novo velório foi realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, terra natal do padre, onde ele foi sepultado no Cemitério Redentorista da cidade. "Servo fiel, exemplo de fé, caridade e dedicação à missão redentorista", destacou o comunicado oficial sobre as cerimônias e o enterro. A missa de sétimo dia está marcada para esta quinta-feira, 15 de janeiro, na Paróquia Santo Afonso, às 18h.
De acordo com informações do portal g1, a Arquidiocese do Rio de Janeiro informou que o padre José Luciano, natural de Belo Vale (MG), passou seus últimos momentos em oração junto a outros sacerdotes residentes na mesma igreja.
Redentorista, o padre José Luciano viveu metade de sua vida no Rio de Janeiro. Conforme a Arquidiocese, ele era reconhecido como um "sacerdote de grande coração, solícito, gentil, humilde e carinhoso com as pessoas".
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026