RJ em Foco
Calor intenso eleva em quase 30% os atendimentos nas unidades de saúde do Rio
Principais sintomas de pacientes foram tontura, fraqueza e desmaio
Monitoramento do Centro de Inteligência Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) registrou, entre os dias 9 e 12 de janeiro, um aumento expressivo nos atendimentos de urgência e emergência relacionados ao calor. Nesse período, quando a cidade esteve sob níveis de calor 2 e 3, foram contabilizados 2.493 atendimentos, número 29,47% superior à mediana esperada para o mesmo intervalo em anos anteriores.
As queixas mais frequentes entre os pacientes incluíram tontura ou vertigem, fraqueza e episódios de desmaio.
Para enfrentar o calor intenso, a SMS recomenda medidas preventivas como aumentar a ingestão de água ou sucos naturais sem açúcar, mesmo sem sede; optar por alimentos leves, como frutas e saladas; utilizar roupas frescas; evitar bebidas alcoólicas e aquelas com alto teor de açúcar; proteger-se do sol, especialmente entre 10h e 16h; e acompanhar informações sobre o clima por meio das redes sociais e dos sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretaria também alerta que a exposição ao sol sem proteção adequada pode causar vermelhidão, sensibilidade e bolhas na pele. "Portanto, use protetor solar, proteja as crianças com chapéu de abas e, em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas associados ao estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde", orienta a nota oficial.
Risco de temporais
A temperatura máxima registrada no Rio nesta terça-feira foi de 35,9°C, na Vila Militar.
Segundo a previsão da Climatempo, para amanhã a mínima será de 22°C e a máxima pode chegar a 37°C, com previsão de cerca de 25mm de chuva e risco de temporais.
"Não dá para descartar temporal na capital. Em Friburgo já chove muito", alerta Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.
Soares ressalta que o Rio enfrenta um período de "calor intenso", com temperaturas entre 38°C e 40°C por pelo menos três dias consecutivos. "Não podemos falar em calor extremo. Neste caso, teríamos que ter 40°C por três dias seguidos", explica.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026