RJ em Foco

Rede municipal de ensino abre matrículas para novos alunos em 2026

Vagas são destinadas a estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da EJA

Agência O Globo - 13/01/2026
Rede municipal de ensino abre matrículas para novos alunos em 2026
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Começa nesta quarta-feira, às 8h, o período de matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino, referente ao ano letivo de 2026. As vagas contemplam estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições seguem até sexta-feira, dia 16.

Inscrições on-line e presencial

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o cadastro para as vagas deve ser realizado exclusivamente on-line, por meio do site oficial: www.matricula.rio. A plataforma é compatível com computadores e dispositivos móveis e oferece recursos de acessibilidade. Caso o responsável não tenha acesso à internet, a inscrição pode ser feita presencialmente em uma unidade escolar ou em uma das Naves do Conhecimento.

Compromisso com a educação

“Este é um momento de grande importância para as famílias, pois reafirmamos o nosso compromisso com a ampliação do acesso à educação pública de qualidade. Seguimos investindo na criação de novas vagas, na melhoria da infraestrutura das unidades escolares e no fortalecimento das práticas pedagógicas, garantindo mais chances de aprendizagem para nossos alunos. Nosso objetivo é assegurar que cada carioquinha tenha acesso a um ensino de excelência, na educação infantil e no ensino fundamental, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a construção de um futuro com mais oportunidades”, destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Novas datas para inscrições

Ainda em janeiro, haverá novos períodos para inscrição de alunos da educação especial (dias 22 e 23), além de transferências e matrículas de novos alunos (dias 29 e 30).

Mais informações

Para dúvidas ou orientações, os responsáveis podem acessar o site da Secretaria Municipal de Educação ou entrar em contato com a central telefônica 1746.

Documentação obrigatória

O CPF é um documento obrigatório para a inscrição. Caso o responsável ainda não possua o número, a solicitação pode ser feita nas unidades dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.