RJ em Foco
Eduardo Paes admite falha na fiscalização da prefeitura a 'puxadinhos' de quiosques nas praias
Prefeito recomenda a retirada das estruturas irregulares para evitar prejuízos maiores aos quiosqueiros
Eduardo Paes reconheceu, em entrevista, falhas na fiscalização da prefeitura do Rio de Janeiro sobre a expansão irregular de quiosques nas praias.
Segundo reportagem do O GLOBO, publicada nesta terça-feira, quiosques na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes têm avançado irregularmente sobre a faixa de areia, criando espécies de “platôs” cercados por troncos de árvore. Essas áreas funcionam como anexos: a areia é nivelada à calçada, formando verdadeiros “quintais” para os quiosques, onde são instalados mesas, cadeiras e guarda-sóis.
Um exemplo citado é o quiosque Katukas, no Recreio, que chega a cobrar R$ 800 pelo uso de um sofá e uma poltrona nesse espaço exclusivo durante eventos ou apresentações musicais, a partir de quinta-feira. O valor pode ser revertido em consumação. Já na Barra, no quiosque Clássico Beach Club, espreguiçadeiras são dispostas sobre uma duna artificial, com diária de R$ 350, incluindo uma garrafa de vinho e conversão do valor em consumação. O anexo ainda conta com mesas e cadeiras diretamente na areia.
Diante das denúncias, Paes orientou os donos de quiosques a removerem as estruturas irregulares, ressaltando que a prefeitura intensificará a fiscalização para coibir novas irregularidades e evitar prejuízos maiores aos comerciantes.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026